A Testosterona é o principal hormônio masculino. Sua produção se dá de forma totalmente natural no homem, nos testículos em maior proporção e nas glândulas adrenais em menor proporção. Dentre suas funções, podemos destacar as principais que são as de criar as características sexuais masculinas e certos efeitos no corpo, majoritariamente masculinos, como o engrossamento da voz, aparecimento de pelos, o maior volume de massa muscular, dentre outras. Especialmente por conta dos efeitos secundários do hormônio, muitas pessoas procuram aumentar a sua quantidade no organismo, seja de forma injetável ou via oral. Geralmente, os homens fazem o uso da testosterona para aumentar rapidamente a massa muscular e força, resistência do corpo e melhorar o desempenho nos treinos físicos. O grande problema dessa prática é que o uso desmedido da testosterona pode causar diversos danos à saúde, podendo induzir a formação de lesões em outros órgãos, como o fígado e os rins. Confira a seguir os principais riscos relacionados ao uso abusivo da testosterona:
Riscos da ingestão abusiva de Testosterona para a saúde:
Glândulas: O excesso de testosterona estimula a proliferação de glândulas sebáceas pelo corpo, aumentando a produção de óleos e, consequentemente, aumentando o surgimento de acnes, especialmente em pessoas que já possuem tendência.
Pele: A pele pode se tornar mais oleosa e engrossar com o tempo.
Voz: A testosterona provoca o engrossamento da voz, por isso, o seu uso desmedido pode causar hipertrofia da laringe e consequente voz grave permanentemente.
Cabelos: Muitas pessoas acreditam que, quanto mais testosterona houver no corpo, maior será a quantidade de pelos. O excesso desse hormônio, porém, pode causar a calvície e a diminuição da distribuição de pelos pelo corpo.
Comportamento: Distúrbios e instabilidade de humor podem ser uma das consequências do uso desmedido de testosterona, levando a crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.
Órgãos: O uso excessivo de testosterona pode afetar negativamente o funcionamento da medula óssea, o fígado, coração e rins, levando a uma sobrecarga dos mesmos e possíveis lesões futuras.
A suplementação de testosterona é recomendada apenas a pessoas que realmente necessitem da reposição hormonal e deve ser sempre orientada por um profissional especializado, que fará o acompanhamento de todos os efeitos do hormônio no corpo, ajustando as dosagens para não comprometer o seu funcionamento normal.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário