segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

De que é feita a gelatina?

Iguaria sempre presente na mesa das sobremesas dos buffets por quilo das metrópoles e figura fácil em aniversários de criança, a gelatina tem origem animal.
É uma proteína obtida pela extração do colágeno, principal material de pele, tendões e ossos em animais. A pele de bovinos e suínos primeiro é depilada e depois dividida em duas partes. A parte externa vai para a indústria de calçados, mas a interna servirá para fazer gelatina.
Essa raspa de couro tem a gordura e fosfatos minerais retirados, e a gelatina propriamente dita é extraída com água quente, passa por uma filtragem e tem os sais retirados. Depois, a solução é concentrada, esterilizada, resfriada, seca e moída.
Apesar de ser famosa como sobremesa, a substância gelatina também é usada em outros alimentos, como iogurtes, sorvetes, carnes enlatadas, marshmallows, maria-mole e caramelos, segundo a nutricionista da Dr. Oetker Celia Ito. Por ter propriedades digestivas e ser de fácil absorção, a gelatina é muito recomendada em dietas, afirma.
"É uma excelente aliada para pessoas com dietas de baixas calorias, devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura e carboidratos", diz Celia, ressaltando que uma variedade de receitas podem ser preparadas com gelatina, mas o uso em dietas deve ter acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.