segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mito ou verdade: Banana previne cãibra?

Um dos eventos mais dolorosos e temidos por quem pratica exercícios físicos é, sem dúvida, o aparecimento de cãibras. Na realidade, a cãibra não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. Com freqüência elas aparecem em gestantes ou mesmo em dias mais frios, principalmente durante a noite quando os membros inferiores não estão adequadamente aquecidos.

Para o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, quando se discutem as causas das cãibras, depara-se com situações na qual existem várias possibilidades. O fenômeno em si é um estado de contração, sustentada por um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de 'espasmo muscular'.
O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e a dor é tanto maior quanto maior for a massa muscular envolvida.

Se o processo que se instala no músculo é descrito e conhecido, o mesmo não se pode dizer das causas. A idéia de que a cãibra é causada ou por excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico não é correta. Podemos relacionar três mecanismos possivelmente determinantes: aparecimento de cãibras por micro traumatismos de repetições; por perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor; aparecimento de cãibras por acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo, e em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico e, deficiência de fluxo sangüíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.

"As causas das cãibras podem ter origens diferentes e gerar interpretações muitas vezes erradas. Talvez a mais comum seja de atribuir a cãibra sempre à falta de preparo físico, quando ela pode ocorrer, por exemplo, por perda de sais e água em dia muito quente e úmido", considera Joaquim Reichmann.

Outra questão esclarecida por Reichmann é a crença de que comer banana previne cãibra. "Esta 'crendice' está cheia de verdade científica, uma vez que um dos fatores que causam a cãibra seja a perda de potássio pelo suor em excesso e a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio ", garante.

Banana
Informações sobre a Banana, características, vitaminas, benefícios e propriedades

banana
Banana: rica em potássio e fibras

Propriedades Nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.
Valor Calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias. Realmente é uma fruta bem calórica, que deve ser evitada por quem está fazendo dietas para emagrecimento.
Propriedades Medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial, principalmente quando o paciente usa diuréticos, e também previne as cãimbras. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Género: Musa

INFORMAÇÕES

*

A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.
*

Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
*

Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
*

Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
*

Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
*

Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
*

São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
*

Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.
*

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
*

A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
*

Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
*

A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.
Fonte:www.obv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.