
Segundo nutricionista, a chave para o controle de peso é o tamanho das porções de massa e atenção aos molhos e acompanhamentos
Da Redação
Molhos leves e legumes cozidos são ótimos pares para massa
Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. No entanto, especialistas em nutrição concordam que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias. Isso significa que não importa de onde as extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar.
“O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso”, ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora Nutricional da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).
Especial dietas
Aprenda a preparar receitas com legumes e verduras
Desta forma, entende-se que nenhum alimento deve ser analisado de forma isolada. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos.
O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio, além de ser rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia. A redução no tempo de transformação do carboidrato em açúcar faz com que o macarrão seja considerado um alimento com “índice glicêmico” (IG) baixo a moderado.
O índice glicêmico é a velocidade que o alimento leva para ser absorvido e ser transformado em açúcar no sangue. Dessa forma, o macarrão proporciona sensação de saciedade mais prolongada o que ajuda no consumo adequado de calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário