segunda-feira, 5 de dezembro de 2011....
Segundo o Ministério da Saúde do Governo Federal apontou Catanduva como única cidade no Estado de São Paulo com grande possibilidade de enfrentar risco de epidemia de dengue no próximo ano. Os dados foram divulgados ontem com base nos resultados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa). O Índice foi divulgado no final do último mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e chegou a 5,5%.
Além de Catanduva mais 47 cidades estão na mesma situação, em 16 estados diferentes, e entre elas três são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).
Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde foram coletados em 561 municípios nos meses de outubro e novembro deste ano.
No último ano (2010), o número de cidades em risco era exatamente a metade, 24. Porém, o número de cidades consideradas foram 370.As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 236 cidades em alerta e 277 em baixo risco.
De acordo com o Liraa, realizado entre os dias 17 e 28 de outubro, três áreas (1, 3 e 4) do município apresentaram maior concentração de criadouros. Em todas elas, o índice apontou 5,5%. O preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.
Para chegar a este percentual, os visitadores da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (Emcaa) somam a quantidade de recipientes positivos, dividem o número pela quantidade de imóveis pesquisados e multiplicam por 100. A média em Catanduva ficou em 4%, o que significa risco de surto de dengue.
Esse ano, Catanduva recebeu aporte financeiro do Governo Federal de R$ 60 mil para o combate a doença, após o surgimento de um caso de Dengue Tipo 4 no município. Segundo especialistas, o vírus deve voltar a circular em todo o país no próximo ano.
Uma das preocupações da SMS local é a possibilidade de epidemia da doença com a Dengue Tipo 4. A equipe também pretende elaborar planos educativos permanentes e constantes que visam à incorporação, de forma gradativa e contínua, dos hábitos preventivos.
Bairros com maior índice no Lirra em Catanduva:
Área 01 = 5,5
Alto do Higienópolis, Colina do Sol, Jd. Bela Vista, Jd. do Bosque, Jd. Caparroz, Jd. Sales, Residencial Juliatti de Carvalho, Pq. Glória I-II-III-IV, Residencial Sebastião Moraes, Tarraf I-II, Conj. Hab. Theodoro Rosa Filho, Vila Bela, Vila Jorge, Vila Lunardelli e Vila Mota.
Área 03 = 5,5
Residencial Cidade Jardim, Jd. Alpino, Jd. América, Jd. Irradiação, Jd. Paraíso, Jd. Primavera, Jd. Santa Helena, Jd. Soto, Vila Celso Mouad, Pq. Iracema, Residencial San Remo e Residencial Gran Ville.
Área 04 = 5,5
Jardim Aeroporto, Agudo Romão, Centro, Higienópolis, Jd. Brasil, Jd. Del Rei, Jd. do Lago, Santo Antonio, Vila Amêndola e Vila Rodrigues.
Fonte: SMS
Lista de municípios em risco de epidemia de Dengue
Estado Cidades
Acre Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard
Alagoas Arapiraca e Palmeira dos Índios
Bahia Ilhéus, Itabuna, Jequié e Simões Filho
Mato Grosso Cuiabá
Minas Gerais Governador Valadares
Pará Dom Elizeu, Marabá, Paraupebas e Tucuruí
Paraíba Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó
Paraná Guaíra, Loanda, Nova Londrina e Sarandi
Pernambuco Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Camaragibe, Floresta,Guaranhuns Santa Cruz do Capibaribe
Piauí Água Branca e São Raimundo Nonato
Rio de Janeiro Itaboraí e São Fidelis
Rio Grande do Norte Currais Novos e Mossoró
Rondônia Buritis, Espigão D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho
Roraima Bonfim, Mucajal, Pacaraíma
São Paulo Catanduva
Sergipe Laranjeiras e Maruim
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário