Dieta rica em peixes pode prevenir Alzheimer. Foto: Getty Images
Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que as pessoas idosas com níveis elevados de ômega-3, encontrados nos peixes, frutas e vegetais, se saíram melhor em testes de memória do que aqueles com uma dieta menos saudável. Segundo o Mail Online, o estudo também mostra que aqueles com altos níveis de vitamina B, C, D e E, e ômega 3 também tinha um volume cerebral significativamente maior.
Por outro lado, as pessoas cujo sangue tinham níveis mais elevados de gorduras trans, encontrada em frituras e carne vermelha, têm menos tecido cerebral.
Os cientistas da Oregon Health & Science University explicam que não é possível analisar no geral a memória das pessoas. Na velhice, o sangue de algumas pessoas absorve mais dos nutrientes que comem do que outros, tendo diferentes resultados.
O autor do estudo, Dr. Gene Bowman, disse que estes resultados precisam ser confirmados, mas, obviamente, é muito emocionante pensar que as pessoas podem parar de diminuir o tamanho do cérebro e mantê-los mais fortes com o tempo, desde que a dieta seja ajustada.
A pesquisa também sugere que o efeito do óleo de peixe pode ser preventivo na perda de memória. Dr. Bowman disse que os níveis de nutrientes no sangue são responsáveis por 37% das variações cerebrais. Os autores observaram que poucos estudos avaliaram o risco de efeitos das gorduras trans sobre a doença de Alzheimer, e o fato de que eles podem agravar o declínio cognitivo.
Eles estudaram amostras de sangue de 104 idosos saudáveis com idade média de 87 anos com poucos faotes de risco conhecidos para doença de Alzheimer. Aqueles com dietas ricas em nutrientes tinham cérebros maiores, de acordo com o estudo publicado na revista Neurology.
O conselho dado pelos pesquisadores é fazer uma dieta equilibrada com muitas frutas e vegetais, não fumar, fazer exercícios regularmente e manter a pressão arterial e o colesterol sob controle.
FONTE:http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5539030-EI16560,00-Dieta+rica+em+peixes+pode+prevenir+Alzheimer.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário