Beber água em copos ou garrafas de plástico pode estar provocando dores de cabeça.
Uma nova pesquisa controversa está fazendo uma ligação entre a química dos plásticos sintéticos e as fortes dores de cabeça, conhecidas em todo o mundo como enxaquecas.
O chamado bisfenol-A (também abreviado apelas como BPA), tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde, incluindo a obesidade, infertilidade e ataques cardíacos.
Agora, o mais recente estudo – que foi publicado na revista Toxicological Sciences – revelou que produtos com BPA estão causando também dores de cabeça de forma debilitante em 1 a cada 7 pessoas no Reino Unido.
Os autores do estudo ainda consideraram que os portadores de dores de cabeça, após pararem de usar qualquer produto plástico ao longo do dia, como garrafas em microondas e evitarem guardar água em plásticos na geladeira, tiveram melhoras.
O relatório oficial afirma: “Um estudo anterior utilizou alimentos frescos, mostrando uma diminuição significativa no BPA na urina (66% de redução), nos pacientes em apenas 3 dias”.
Eles prosseguem: “Esses resultados, combinados com os nossos estudos, sugerem que em um ensaio clínico onde houve diminuição dos níveis de exposição de BPA, houve também diminuição nos níveis de pacientes com enxaqueca, demonstrando que isso pode ser um fator para aumentar a qualidade de vida dos pacientes com o problema”.
O estudo é da Universidade de Kansas, nos EUA. O estudo mostrou que o Bisfenol-A tem a capacidade de amplificar sintomas que são utilizados para diagnosticar doenças em humanos.
Só no Reino Unido, mais de 5 milhões de britânicos sofrem de enxaqueca. As mulheres possuem 3 vezes mais propensão a desenvolverem o problema.
O Bisfenol-A é comum em uma quantidade gigantesca de produtos, desde painéis solares de plástico em seu carro até embalagens de cosméticos.
Países em todo o mundo – incluindo todos os membros da União Européia – como a China e o Canadá, proibiram completamente a utilização da substância em mamadeiras.
O Bisfenol-A também é encontrado no revestimento plástico usando na parte interna de latas que guardam e acondicionam produtos alimentícios industriais.
por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário