Fonte: ThinkStock
Muitos foram aqueles que se livraram das incômodas espinhas tomando Roacutan, o plano B dos dermatologistas para casos graves. Sucesso de público, é difícil resistir à tentação: em questão de semanas você já começa a perceber o avanço, como retratou Juan Alvez em seu blog 'Homens que se cuidam'.
Fonte: ThinkStock
O temido Roacutan, ou isotretinoína, é nada mais que um medicamento utilizado no tratamento contra a acne severa e rosácea. Em outras palavras, trata-se de uma espécie de vitamina A produzida e enferrujada (oxidada, como preferir) em laboratório. Um ácido que tem o poder de dar um jeito definitivo nas suas espinhas -- mas ao mesmo tempo são capazes de controlar mais do que você provavelmente esperava apenas ao ler a bula.
Dr. Michael Freeman, dermatologista que trabalha com o fármaco em sua clínica na Austrália, garante prescrever Roacutan apenas quando outros tratamentos convencionais -- como antibióticos -- não conseguiram quebrar o ciclo das odiadas espinhas. “O Roacutan é bem sucedido na cura da acne na maioria dos casos em que outras terapias falharam”, afirma o médico.
Como funciona?
O ácido retinóico ataca células responsáveis pela elasticidade da pele, os queratinócitos, diretamente nos poros. Quando isso acontece, as células perdem a coesão e se desprendem umas das outras, evitando assim o estágio inicial da formação da acne. “Única cura contra a acne conhecida”, segundo Freeman, o remédio reduz a oleosidade da pele, “tornando-a mais seca e livre de bacterias que causam as inflamações cutâneas”.
Efeitos colaterais
Além de um ressecamento geral no organismo, fotossensibilidade e dores de cabeça, não é à toa que a isotretinoína é tão controlada: considerada uma droga teratogênica, ela controla o padrão de crescimento dos primeiros estágios de desenvolvimento do ser humano.. Desta forma, as alterações estruturais ou da função das células atuais serão passadas para as próximas gerações de células. Os médicos reforçam a contraindicação da substância durante a gravidez, devido ao alto risco de deformações do feto.
Dosagem e tempo de tratamento
Um tratamento completo de Roacutan varia de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, eles duram cerca de 20 semanas. Pode levar mais tempo, mas em 80 por cento dos casos, o Dr. Freeman afirma que o indivíduo estará livre das espinhas, seguindo estritamente as instruções de dosagem. Caso isso não aconteça, uma segunda rodada de tratamento deve ser prescrita, desde que com um intervalo de pelo menos dois meses.
fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/sexo-oposto/tratamento-choque-contra-espinhas-040518204.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário