Com a aproximação do inverno e as baixas temperaturas, a incidência de doenças respiratórias aumenta no país. Uma delas é a gripe, doença viral que vem acompanhada por sintomas como febre, dores no corpo e indisposição. O governo brasileiro intensificou a campanha de vacinação contra a doença de maneira a aumentar a prevenção e reduzir os casos. Veja nossas dicas para prevenir e diminuir os sintomas da gripe.
1. Vacine-se contra a doença. O governo brasileiro disponibiliza diversas vacinas para prevenir a gripe. Procure o posto de saúde da sua região e se informe sobre o calendário de vacinação. Preste atenção especial se você faz parte de algum grupo de risco (pessoas com imunidade diminuída, idosos, crianças, mulheres grávidas). ATENÇÃO: a vacina contra a gripe deve ser tomada todo o ano, pois o vírus causador da doença muda constantemente.
2. Evite ficar em locais fechados. Uma tendência no inverno é manter janelas e portas sempre fechadas para evitar que o frio entre. Embora isso deixe o ambiente mais aconchegante, essa prática também facilita a disseminação de doenças, uma vez que o ar não circula. Sempre que possível, mantenha uma fresta aberta para permitir a circulação do ar. ATENÇÃO: tente evitar locais como hospitais, postos de saúde, creches e dormitórios.
3. Lave sempre as mãos. Esfregue com água e sabão por, no mínimo, 30 segundos, sobretudo antes das refeições e depois de usar o banheiro. Géis antissépticos e lenços umedecidos com álcool também ajudam na prevenção da doença. ATENÇÃO: sabonetes bactericidas matam bactérias, não o vírus causador da gripe.
4. Cubra a boca ao espirrar e tossir. Essa prática simples evita que o vírus se espalhe. Oriente crianças a fazerem o mesmo. Não se esqueça de lavar as mãos ou usar gel antisséptico após espirrar ou tossir.
5. Evite trabalhar ou ir a escola se estiver doente. Se possível, evite sair caso tenha gripe. Além de ajudar o seu corpo a se recuperar, isso evita que a doença se espalhe. Volte às suas atividades depois que estiver recuperado.
6. Beba bastante líquido. A ingestão de líquidos, principalmente a água, é importante caso a doença cause febre, uma vez que pode acontecer desidratação. Além disso, a água ajuda a fluidificar as secreções da garganta e nariz, ajudando o paciente a respirar melhor. Invista também em chás e sucos de frutas naturais. Os últimos são fáceis de ingerir e proporcionam ao paciente as vitaminas e minerais necessários.
7. Umidifique os ambientes. Isso ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do nariz ressecado, além de ajudar a fluidificar as secreções. Se você não tiver um umidificador, deixe um balde de água ou toalhas molhadas pelos cômodos da casa.
8. Tome mel. O mel ajuda a diminuir o desconforto da tose e lubrificar a garganta. Há diversos preparos com mel, como chás e xaropes, mas você também pode toma-lo puro. Veja nossas receitas de remédios caseiros de mel com cebola, mel com própolis e leite com mel.
9. Use analgésicos. A gripe é acompanhada por dores no corpo e indisposição. O uso de analgésicos, como a aspirina, o ibuprofeno e o paracetamol ajudam na recuperação e diminuem o desconforto. ATENÇÃO: consulte um médico antes de utilizar qualquer medicação e evite o uso de alguma medicação caso você tenha algum tipo de alergia aos componentes da fórmula.
10. Use solução salina para desentupir o nariz. Também conhecido como soro fisiológico, essas soluções ajudam a fluidificar o muco que entope as narinas. Use especialmente em crianças.
Aplique essas dicas para prevenção e combate aos sintomas. Conheça mais sobre a doença em nossa página: Gripe.
E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!
fonte:http://www.criasaude.com.br/noticias/dicas-para-prevenir-e-tratar-a-gripe-00035.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário