terça-feira, 13 de maio de 2014

Dor nas costas: Não sofra desse mal

As dores nas costas são um dos problemas mais recorrentes na clínica médica. Os dados são assombrosos: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial sofrerá de dor nas costas em algum momento da vida.

Esse tipo de ocorrência é tão comum que a maioria das pessoas acaba não procurando o médico ao sentir qualquer dor na coluna. De fato, a maioria dos casos de dor nas costas se resolve espontaneamente ou com a adoção de algumas medidas corretivas, como mudança na postura e forma de dormir. Em outros casos, entretanto, a dor nas costas torna-se persistente e crônica e chega a atrapalhar as atividades diárias das pessoas.

O que causa as dores nas costas?
osteoporoseDiversas são as causas dos problemas ortopédicos. Muitos deles estão associados a problemas posturais decorrentes de maus hábitos adotados no dia a dia. Ficar sentado durante muito tempo, ou em pé por longos períodos, usar sapatos desconfortáveis ou praticar esportes sem aparelhos e orientação adequada são algumas das causas das dores nas costas.

Alguns dos problemas posturais também são causados por defeitos na coluna. Condições como hérnia, lordose, cifose, artrose e osteoporose resultam em frequentes dores nas costas.
Associados a isso, o estilo de vida sedentário também resulta em problemas na coluna. Obesidade, falta de exercícios físicos para fortalecer os músculos, sedentarismo e uso de substâncias químicas como cigarro e drogas, desencadeiam dores lombares e cervicais.

Por fim, grande parte das dores nas costas estão associadas a problemas psicológicos, como estresse, nervosismo, ansiedade e depressão.


Como lidar com as dores nas costas?
A primeira coisa a se fazer é identificar a causa das dores nas costas. Como abordado, a maioria dos casos é devido a problemas posturais causados por maus hábitos diários. Se esse for o seu caso, adote medidas corretivas. Algumas dicas são:
- Se o seu trabalho exige que você fique sentado por longos períodos, tire pausas regulares para andar e se movimentar. Fazer alongamentos frequentes também ajuda a relaxar os músculos. Se você tem de ficar muito tempo em pé, sente por alguns minutos e alongue as costas.
- Se você tem problemas de coluna ou ósseos, como cifose e osteoporose, procure tratamento para essas doenças.
- Se você tem um estilo de vida sedentário, procure corrigir isso. Faça exercícios físicos com orientação, tenha uma dieta saudável e evite o uso de drogas e cigarro. Controlar o estresse, o nervosismo e tratar a depressão também ajudam no manejo das dores das costas.

Quais os tratamentos disponíveis?
Há diversos tratamentos disponíveis para as dores nas costas, desde medidas tradicionais como anti-inflamatórios, até tratamentos alternativos como acupuntura e ioga.
O tratamento será prescrito pelo médico de acordo com a gravidade e duração do caso. É importante ressaltar que doenças como osteoporose e artrite também serão tratadas.

A fisioterapia é normalmente empregada para ensinar aos pacientes qual postura adotar ao longo do dia, bem como alongamentos corretos a se adotar. Atividades físicas como musculação, caminhada e natação têm sido constantemente prescritas para prevenir as dores nas costas e fortalecer os músculos envolvidos.
Por fim, é importante sempre prestar atenção em como está sua coluna. Se as dores nas costas forem persistentes e não melhorarem com correção de problemas de postura, procure um ortopedista.

fonte:http://www.criasaude.com.br/dor-nas-costas-nao-sofra-desse-mal.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.