A doença de Behçet é uma doença reumática que provoca a inflamação dos vasos sanguíneos.
Considera-se uma vasculite sistêmica crônica por sua capacidade para produzir a inflamação dos vasos sanguíneos de qualquer tamanho de uma forma recorrente, em que existem períodos onde seus efeitos são mais evidentes com outros de menor atividade.
Causas da doença de Behçet:
É desconhecida a causa que origina a doença de Behçet. Não é uma doença contagiosa. Suspeita-se que determinadas pessoas geneticamente predispostas são mais propensas a desenvolver a doença por contato com organismos externos ambientais (vírus ou bactérias).
É mais frequente em países da Rota da Seda (China, Coreia, Japão, Índia, Irã, Iraque, e especialmente na Turquia).
Sintomas da doença de Behçet:
Os primeiros sintomas costumam aparecer entre os 20 e os 40 anos. Os três mais característicos são:
*Aftas ou úlceras na boca: redondas de 1 a 3 centímetros de tamanho e muito dolorosas. Desaparecem em cerca de três semanas, mas costumam reaparecer.
*Úlceras genitais: similares as orais, mas maiores e costumam se localizar no escroto, pênis, vagina ou vulva.
*Transtornos oculares: uveítes, vasculite retiniana.
A doença de Behçet pode causar também outros sintomas relacionados com à inflamação dos vasos sanguíneos, como:
*Lesões cutâneas.
*Eritema nodoso.
*Foliculite.
*Pioderma gangrenoso.
*Artrite.
*Úlceras intestinais produzindo diarreia.
*Inflamação dos nervos e do sistema nervoso central (incluindo o cérebro e medula espinhal).
Diagnóstico para doença de Behçet:
Não existe uma técnica conclusiva para diagnosticar a doença de Behçet. O diagnóstico se baseia geralmente nos sintomas produzidos pela doença.
No entanto, costuma ser útil realizar um teste de irritabilidade da pele, já que é frequente apresentar a patérgia que consiste em uma reação inflamatória da pele. Ao realizar várias punções no antebraço a reação em 24-48 horas é o aparecimento de grãos vermelhos com pus na área afetada.
Tratamento para doença de Behçet:
É uma doença crônica que não tem cura e existem diferentes períodos de maior ou menor intensidade. Portanto, o tratamento da síndrome de Behcet pretende aliviar sintomas, reduzir a inflamação e controlar o sistema imunitário. Para isso, costumam ser usados os seguintes fármacos:
Corticosteroides para reduzir a inflamação e a dor. Imunossupressores (Interferon alfa, azatioprina, ciclosporina, metotrexato) para melhorar os problemas oculares.
A colchicina pode ser útil para as úlceras genitais, o eritema nodoso e a artrite. Também podem ser usados pentoxifilina e dapsona.
fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário