O que são as vísceras?
São órgãos ou partes não musculares dos animais. São constituídos por fibras curtas, de modo que sua mastigação é mais fácil. Seu sabor é mais forte do que da carne. Há dois grupos principais: vísceras vermelhas (fígado e rim) e vísceras brancas (cérebro, testículos e medula). Hoje há menos consumo, devido principalmente ao aumento do poder aquisitivo da população.
Qual é o valor nutricional das vísceras?
O fígado e os rins têm um valor nutritivo semelhante à carne sem gordura, mas tem menos gordura, mais colesterol, mais água, mais especialmente os minerais de ferro, cobre e potássio, bem como mais de vitamina B 12, A, D e C. O cérebro, os testículos e medulas são ricos em gordura e colesterol.
Quais são os derivados da carne?
Os gêneros alimentícios são total ou parcialmente preparados de carne ou miudezas da espécie autorizada. Alguns deles foram usados desde a antiguidade para preservar carne por longos períodos de tempo, uma vez que em condições normais eles decompõem-se facilmente e se deteriora. Os mais comumente usados na antiguidade foram às carnes salgadas e secas.
A carne é submetida à ação prolongada do sal como um sólido ou em solução salina, garantindo a sua conservação durante um período mais longo ou mais curto do tempo. No caso de adição de adição ao sal, especiarias ou outros condimentos são chamados acabamento. Dependem do valor nutritivo da peça, mas, em geral, ela terá menor teor de água é são mais concentrados e tem maior valor nutricional. Os alimentos consumidos são normalmente as pernas, patas e lombos. As salsichas são obtidas por secagem da carne de cavalo e atum por exemplo.
Qual é a diferença entre presunto e produtos ibéricos?
Os ibéricos são produtos de suínos de raça e são caracterizados por faixa livre. Alimentação e mobilidade determinam que a gordura fique infiltrada nos músculos dando-lhe o seu sabor e textura únicos.
A melhor qualidade dos produtos é o que vem de porcos ibéricos alimentados com gramas e cresceu em liberdade. A composição da gordura varia com respeito à outra, pelo que apresenta menos de 40% de ácidos gordos saturados, mais de 50% de ácidos gordos monoinsaturados, principalmente oleicos e mais de 10% de ácidos gordos poli-insaturados, principalmente linoleicos.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/dicas/derivados-da-carne-conheca-o-que-voce-come-2613948
Nenhum comentário:
Postar um comentário