Com a nova dieta do carboidrato, dá até para comer massa à noite e ainda emagrecer com saúde. Veja como isso é possível!
Novo estudo!
A primeira grande mudança na alimentação que muita gente costuma adotar quando quer perder peso é diminuir ou cortar o consumo de carboidrato. Pães, massas e doces viram carta fora do baralho. Mas em pouco tempo fica praticamente impossível manter a dieta, pois a falta de carboidrato deixa qualquer uma mal-humorada e sem energia. A boa-nova é que esse nutriente não só não precisa ser tirado do prato como pode até ajudar a emagrecer. Um estudo feito pela Universidade Hebraica de Jerusalém demonstrou direitinho como isso acontece.
Confira á seguir!
Não é milagre. É ciência
Ao consumir carboidratos complexos à noite, temos menos ataques de gula no dia seguinte. Isso porque o hormônio que controla o apetite aumenta e o que estimula a fome diminui. Já o carboidrato simples deve ser evitado no jantar. "Ele vira energia logo. Como o metabolismo fica lento no fim do dia, essa energia se acumula como gordura", alerta a nutricionista Simone Abreu. Saiba mais sobre as diferenças entre os carboidratos na página ao lado.
Entenda a diferença
Carboidrato simples (ou refinado)
Por ter estrutura molecular pequena, ele é rapidamente absorvido pelo organismo. Isso aumenta a taxa de glicose no sangue (glicemia) e faz você sentir fome mais rápido. Além disso, o processo de refinamento manda embora vitaminas, minerais e fibras.
Exemplos: Arroz branco, pão branco, massas comuns, açúcar e farinha.
Carboidrato complexo (ou integral)
Como uma estrutura molecular maior, é digerido lentamente. Com isso, a glicemia sobe aos poucos. Tem mais fibras e nutrientes que o refinado. Como ajuda a controlar a fome, é perfeito no intervalo entre as refeições.
Exemplos: Cereais integrais, aveia, arroz integral e pão integral.
Benefícios do carboidrato para seu corpo
Energia
O organismo tira a glicose do carboidrato. Quando ela está baixa, sentimos sonolência, cansaço, tontura e não conseguimos nos concentrar.
Humor
O carboidrato ajuda na produção de serotonina, o hormônio responsável por nos proporcionar bem-estar, tranquilidade e alto-astral.
Colesterol
Farelo de aveia e leguminosas são ótimas fontes de fibras que se ligam à gordura, fazendo com que ela seja eliminada nas fezes. Isso reduz o colesterol ruim (LDL).
Cardápio para eliminar 3 quilos por semana
Criado pela nutricionista Ana Paula Mendonça, ele promove a saciedade diminuindo consideravelmente o apetite.
Opção 1
Café da manhã
1 pote de iogurte natural desnatado + ½ papaia + ½ xíc. de flocos de milho sem açúcar + 2 castanhas-do-pará.
Lanche da manhã
1 pera assada com canela + 1 col. (chá) de mel.
Almoço
Salada de alface com palmito e broto de alfafa + 1 filé de frango grelhado + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de lentilha + 3 col. (sopa) de cenoura ao vapor.
Lanche da tarde
1 copo de água de coco + 1 barrinha de cereal.
Jantar
Salada de tomate com manjericão e rúcula + 2 col. (sopa) de ervilha + 1 pegador de macarrão integral com molho de tomate + 1 hambúrguer caseiro.
Ceia
1 xíc. de chá de camomila.
Opção 2
Café da manhã
1 xíc. de café com leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo minas + ½ papaia + 1 col. (sopa) de farelo de aveia.
Lanche da manhã
2 col. (sopa) de abacate adoçado com 1 col. (sopa) de frutose.
Almoço
Salada de agrião com tomate + 3 nozes trituradas + 150 g de carne assada acebolada + 3 col. (sopa) de abobrinha no vapor com manjericão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão preto.
Lanche da tarde
1 copo de suco de maracujá + 3 cookies integrais.
Jantar
Sopa de legumes com frango desfiado + 2 torradas integrais.
Ceia
1 xíc. de chá de cavalinha.
Você gostou da nova dieta não é mesmo? Deliciosamente leve e saudável para quem ama carboidratos. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.
Fonte: M de Mulher, Revista Ana Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário