Normalmente usada no tratamento de diabetes tipo II, a metformina pode, segundo estudo recente, reduzir a produção de citocinas inflamatórias e, assim, desacerelar o envelhecimento celular e inibir o crescimento de certos tipos de tumor.
“Células normalmente secretam essas citocinas como resposta a infecções, mas a produção crônica dessas mesmas citocinas pode também causar o envelhecimento celular”, explica o pesquisador Gerardo Ferbeyre, da Universidade de Montreal (Canadá). Com o passar dos anos, as células do corpo se tornam mais propensas a produzir citocinas inflamatórias em excesso, o que, além de acelerar seu envelhecimento, pode contribuir para o crescimento de câncer de próstata e de outros tipos.
No estudo, Ferbeyre e sua equipe perceberam que a metformina é capaz de diminuir o problema em nível celular. “Os genes que regulam a produção de citocinas continuam normais, mas uma proteína que normalmente os ativa, chamada NF-κB, não consegue alcançá-los no núcleo de células tratadas com metformina”, explica.
Os resultados do estudo foram publicados no periódico Aging Cell.[Medical Xpress, Aging Cell]
fonte: http://hypescience.com/remedio-para-diabetes-pode-desacelerar-crescimento-de-tumores-e-envelhecimento/
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário