A flora brasileira é riquíssima em plantas com maravilhosas propriedades terapêuticas. Mas infelizmente a maioria das pessoas desconhece o poder medicinal das nossas plantas. Hoje vamos ensinar uma receita com um ingrediente típico do sertão do Nordeste brasileiro. Mas, se você mora em uma região onde não existe esse ingrediente, não desanime. Vamos dar uma opção de substituição.
Mas para quem tem o privilégio de poder usar na receita o cacto conhecido como "palma", vale a pena fazer com este ingrediente. Mesmo no sertão nordestino, onde há palma em abundância, as pessoas só costumam usar esse cacto como alimento para o gado, especialmente nos períodos de seca.
Por puro preconceito e desinformação, elas estão desperdiçando um alimento excelente também para os seres humanos.
A palma forrageira é rica em vitaminas e minerais, contendo 17 tipos de aminoácidos. É importante destacar que em países como o México, Estados Unidos e Japão este cacto é um alimento nobre, tradicionalmente servido em restaurantes e hotéis de luxo, em preparos como sucos, saladas, pratos guisados, cozidos e doces.
Mas no Brasil a desinformação faz o sertanejo usar a planta apenas como ração animal. Os diversos micronutrientes contidos neste vegetal (incluindo uma grande quantidade de vitamina A, C e do complexo B, além de minerais como o ferro, cálcio potássio e outros) ajudam a tratar e prevenir problemas de visão.
Além disso, nas pessoas que consomem este cacto regularmente, é observada uma melhora na saúde geral por se tratar de uma excelente fonte de nutrientes essenciais. Ela também é rica em fibras e possui grande capacidade depurativa, purificando o sangue e todo o organismo. É também excelente para restaura o cólon, sendo indicadíssima para ajudar no tratamento de doenças inflamatórias, como a síndrome do intestino irritável.
Vamos ensinar neste post um suco poderosíssimo com o cacto palma (também conhecido como nopal no México).
Se você não conseguir a palma, substitua-a pelo gel da babosa (2 colheres de sopa).
Aprenda a receita:
Ingredientes
2 folhas de palma
1 xícara de mamão picado
O suco de 3 limões espremidos na hora
O suco de 3 laranjas espremidas na hora
Modo de preparo
Se usar o cacto, remova primeiro todos os espinhos. Descasque o mamão e retire as sementes. Depois corte o mamão e o cacto em pedaços pequenos e coloque dentro do copo do liquidificador. Adicione os sucos de laranja e e limão e liquidifique tudo. Quando estiver muito bem batido, desligue o aparelho e sirva o suco imediatamente.
Pode consumir pelo tempo que quiser e, de preferência, pela manhã.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário