Fonte: lindaecheirosa.com
08.09.2010A dieta DASH não tem nada a ver com aquelas dietas da moda, dos pontos, do tipo sangúineo (HAHAHA), do sopão. Mas ela pode ser uma das suas aliadas para ajudar a controlar a pressão arterial.
São várias as coisas que determinam uma boa pressão arterial: boa herança genética (!!) , peso adequado, beber só com moderação e vida não-estressante são algumas delas. O post de hoje é sobre outra coisa que deve ser encorajada para todas as pessoas. Quem tem pressão alta, ou mesmo quem quase tem (pré-hipertensão arterial) se beneficiará mais ainda dela. Tchanananannan….
DASH é apelido para Dietary Approaches to Stop Hypertension. Tá que parece óbvio; à primeira vista é simplesmente uma forma super saudável de se alimentar. Eu achei interessante colocar aqui porque várias pessoas acham que o poder da alimentação sob a pressão arterial está ligado somente à perda de peso, e isso não é verdade. A dieta DASH por si só tem o seu poder. Ela pode também ser hipocalórica e ajudar no emagrecimento, mas se você quiser, pode apenas “dasheinizar” (inventeeeei) os hábitos alimentares da sua casa, veja um exemplo aqui.
Ela foi desenvolvida a partir de um estudo americado super sério, está em todos os livros de cabeceira (ou seja: não é achômetro) e possui o seguinte objetivo:
Diminuir ingestão diária de sódio:
Resultado: Quem tem esse estilo de dieta por 18 meses, já começa a gozar de reduções na PAS e na PAD. Parece pouco, mas não vou nem falar nos efeitos que uma alimentação dessa tem na pele, nos cabelos e na disposição. Ela provavelmente também evita alguns tipos de câncer e osteoporose (aguardando mais estudos…) De grão em grão a galinha enche o papo…e seu corpo agradece !
Nenhum comentário:
Postar um comentário