Foto:blog.essencialight.com.br
O chá verde já teve o seu reinado quando o assunto era dietas emagrecedoras. Não demorou muito tempo para que ele voltasse, mas dessa vez a função é outra, proteger contra Alzheimer e câncer.
Uma recente pesquisa da Universidade de Newscastle, no Reino Unido, mostra que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças. Os pesquisadores avaliaram se as propriedades benéficas da bebida, que anteriormente já haviam sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda permaneciam ativas uma vez que o chá fosse digerido.
A digestão acontece por um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, porém, nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, chegando, às vezes, a se perder ou modificar no processo.
O chá verde atua na seguinte etapa: quando ele é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer. Também foram descobertos que os compostos digeridos possuíam propriedades contra o câncer.
“Constantes pesquisas são realizadas comprovando e descobrindo os efeitos benéficos do chá verde. Sabe-se que o consumo desta bebida deve ser feito com cautela. Recomenda-se 5 a 6 xícaras de chá ao dia. Indivíduos que possuem problemas cardíacos ou digestivos devem restringir o uso do chá verde para evitar complicações para a saúde”, alerta a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Vale ressaltar que para a realização do estudo, a equipe de cientistas da Newcastle trabalhou em parceria com os pesquisadores da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano, e foi justamente com tais tecnologias que foram constatadas as propriedades de proteção dos produtos do chá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário