É na infância que os hábitos alimentares vão se fundamentando. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa...
Os nutrientes são as matérias-primas que permitem a formação dos dentes, ossos, músculos e tecidos e também para mantê-los saudáveis. Uma boa dieta alimentar também protege de várias doenças.
A alimentação de uma criança necessita de um planejamento especial. As necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.
A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas, freqüentes e ricas em nutrientes essenciais.
Os nutrientes especialmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são:
Ferro
A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, consumidos simultaneamente ajudam na absorção do ferro, por isso a dica é incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar.
Cálcio
Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.
Vitaminas A
Formação e saúde da pele, cabelo, crescimento de dentes e ossos, visão. Encontrada em frutos e legumes amarelos e cor de laranja (pimentão, tomates, manga, pêssego, etc), legumes verdes, fígado e produtos lácteos.
Vitamina C
É necessária para a estrutura óssea, cartilagens e músculos. Ajuda o sistema imunológico e a absorção de ferro. Encontrada em: frutas como kiwi, acerola, vegetais verde-escuros.
Vitamina D
A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela ação do sol através da pele. No inverno garanta o consumo de alimentos boas fontes de vitamina D ou suplementos alimentares que contenham esta vitamina.
Fonte: alimentacaosaudavel.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário