A psoríase é uma doença autoimune resultado de uma rápida multiplicação de células da pele na epiderme (camada superior da pele), resultando em manchas escamosas vermelhas, circulares no tronco, nos braços, nos cotovelos e nos joelhos. Além de ser uma condição antiestética, também causa coceira, dor e outros sintomas, por isso para aliviar alguns dos sintomas é possível recorrer a alguns remédios caseiros eficaz, como os que trazemos no artigo de hoje.
À psoríase (do grego “Psora”, que significa coceira) é uma doença cutânea que não é contagiosa nem perigosa, mas sim pode resultar dolorosa e difícil de controlar.
Ocorre como resultado de um transtorno no volume das células cutâneas. As células normalmente levam entre 21 e 40 dias para amadurecer e subir até a superfície onde as células mortas são eliminadas.
Em caso de psoríase, as células cutâneas se reproduzem tão rapidamente que chegam à superfície e vão se acumulando com células mortas que formam placas grossas com escamas vermelhas acompanhadas de ressecamento e irritação.
As partes mais afetadas são o couro cabeludo e linha do cabelo, o interior da articulação dos joelhos e cotovelos e parte inferior das costas.
Os sintomas mais comuns da psoríase são os seguintes:
Uma ou mais placas pequenas vermelhas com escamas.
Inflamação das articulações (artrite psoriásica).
Unhas grossas e deformadas.
Coceira.
A psoríase pode afetar qualquer pessoa (da mesma forma homens e mulheres) especialmente aquelas que se encontram no final da sua adolescência até vinte e poucos anos e na meia-idade.
No entanto, existem estudos que indicam que aproximadamente um terço da população com psoríase tem uma história familiar que sugere que o fator hereditário pode influenciar para sofrer esta condição.
Existem outros fatores que podem desencadear a psoríase como:
Infecções da garganta.
Medicamentos para hipertensão, como bloqueadores beta ou fármacos anti-inflamatórios sem esteroides para artrite.
O inverno devido em parte pela falta de sol e por outra pelo maior ressecamento da pele por causa do frio e aquecimento.
O estresse físico e emocional.
É uma doença de tratamento lento e que, por vezes, retorna quando se considerava que já estava curada, especialmente se retorna uma alimentação inadequada. Por isso, recomenda-se também reforçar o tratamento utilizando os seguintes remédios naturais.
Remédios caseiros para a psoríase:
Tomar banhos de sol e água do mar. A luz solar melhora a psoríase, já que a luz ultravioleta retardar o crescimento excessivo das células cutâneas e reduz a inflamação que é um efeito colateral. Este remédio provém da helioterapia. Por outro lado, o sal marinho também é benéfico. Por isso, se você vive longe das áreas costeiras ou da praia, você pode comprar o sal marinho e dissolvê-lo em água e banhar as áreas afetadas três vezes por dia.
Aplicar óleo de alho nas áreas afetadas.
Aplicar polpa de aloe vera na área com psoríase e também tomar três colheres de chá por dia dessa planta (em algumas botânicas é vendido o suco de aloe vera) ajuda a curar a doença.
Preparar um óleo de arnica mediante a mistura de azeite de oliva e flor de arnica em uma panela e aquecer suavemente, retirando quando apenas ferver. Deixe descansar por alguns minutos e coe. Finalmente, unte as áreas afetadas.
Dissolver 1 e ½ xícara de bicarbonato de sódio em 3 galões (11,5 litros) de água para usar em compressas.
Ferva 100 gramas de farinha de aveia em 5 litros de águas, durante quatro minutos. Adicione a água resultante à água do banho que não deve estar muito quente e tome um banho durante um quarto de hora. Este remédio ajuda a melhorar a aparência da pele e alivia a coceira.
Lavar as partes afetadas por psoríase com shampoo para caspa que contenha zinco e, em seguida, aplique um creme para a pele seca.
Aplicar óleo de peixe ou vegetal (soja ou oliva) sobre as escamas duas vezes por dia, o qual ajudará a aliviar a coceira e suaviza as escamas o que facilita sua eliminação.
Cortar pela metade um abacate médio e retire a polpa. Misture com ¼ xícara de infusão de flores de camomila. Aplique sobre as áreas afetadas.
Retire a semente de um abacate, corte e pulverize. Coloque em um recipiente que contenha 2 litros de água e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar e lave as áreas com psoríase com esta preparação.
Ferva 2 colheres de sopa de raiz de bardana em uma xícara de água durante 5 minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar. Aplique sobre as áreas afetadas.
Coloque uma xícara de vinagre branco na água do banho para aliviar a coceira.
Misture 30 gramas de trevo, 30 gramas de raiz de bardana e 30 gramas de salsaparrilha. Retire um punhado desta mistura e despeje em um litro de água. Ferva durante 15 minutos. Retire e deixe repousar. Coe. Tome três xícaras diariamente, após o horário das refeições. Se existe um quadro de anemia, não use salsaparrilha.
Ferva uma boa quantidade de pétalas de flores de dente de leão em 5 litros de água durante 20 minutos, em seguida, despeje o líquido sobre duas laranjas e dois limões picados e 1,3 kg de açúcar. Deixe esfriar, adicione uma pitada de fermento e espere 48 horas. Em seguida, coe a mistura com um pedaço de musselina e armazene o líquido em um frasco. Este vinho depurativo pode ser engarrafado após cerca de seis semanas, embora para sua degustação seja recomendado que tenham se transcorrido seis meses desde o seu engarrafamento.
Ingerir o suco de agrião, já que contém muito enxofre.
Ferva em uma xícara de água 2 colheres de sopa de cavalinha durante por 5 minutos. Uma vez fresco, embeba uma bola de algodão e limpe as áreas afetadas.
Ferva em uma xícara de água 3 colheres de sopa de erva de São João ou hypericum durante 5 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, molhe um pano com esta preparação e coloque, como cataplasma, sobre as crostas.
As folhas verdes de acanto contêm um suco espesso que é um remédio eficaz para a psoríase, eczema, queimaduras e feridas. Para estas utilizações, se prepara uma decocção de folhas e raízes, ou seja, cerca de 30 gramas da planta fervidas com água durante 10 minutos. Deve ser usado quente e de forma externa.
Tome várias xícaras por dia de infusão de amor perfeito selvagem. Esta é uma planta depurativa cujo efeito se manifesta principalmente não apenas sobre a psoríase, mas também em doenças de pele como eczema e impetigo.
Ferva durante alguns instantes ½ quilo de farelo de trigo e outros tanto de farelo de centeio em 2 litros e meio de água e adicione ao banho. A temperatura do banho deve ser de 35°C aproximadamente. Permaneça no banho por 10 minutos.
Aplicar nas manchas de pele seca causadas por esta doença um pouco de vaselina que lubrifica e permite remover as escamas duras que provocam coceira.
As pessoas que tem psoríase são recomendadas o seguinte: Evitar o consumo de carne vermelha, já que contêm ácido araquidônico, o qual é responsável pela piora da psoríase. Tampouco são aconselháveis produtos enlatados, farinha branca e açúcares refinados e, em vez de comer alho, aipo, agrião e alimentos que contenham fibras diariamente. Tire algumas férias e vá à praia e deite-se na areia por uma semana.
Escolha cuidadosamente os sabonetes, já que os fortes podem secar e irritar a pele e aumentar a coceira. Não tente disfarçar uma lesão aberta.
Instalar um filtro para remover o cloro da água de banho ou ducha, já que a água municipal geralmente contém cloro, o qual mais do que desidratar a pele, ajuda a aumentar os problemas da mesma. Umidificar a casa. A atmosfera seca de alguns quartos faz com que a pele seque o que agrava a psoríase. Considere comprar um umidificador em tais casos.
Permanecer magro. Por razões desconhecidas, é mais difícil controlar a psoríase em pessoas obesas, por isso é recomendado se manter magro. Não vá a lugares onde há ervas daninhas, já que poderia lesionar a pele.
Não use sapatos muito apertados ou cintos nem navalhas de barbear ou produtos químicos fortes.
fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.