Podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado como leites fermentados ou pode ser encontrados com pó ou cápsulas.
Em fortalecimento de imunidade orgânica e benefícios para a saúde desempenham o papel na redução de risco de várias doenças intestinais, cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes 2. Ele aumenta o número de microrganismos benéficos tais como as bifidobactérias no colón, e isso fortalece muito o sistema imune.
São consideradas cepas probióticas Lactobacillus acidophilus MM53, Casei Shirota, lactis bl, plantarum 299 v; rhamnososgg, reuterimm53, saccharomyces boulardi.
Os efeitos fisiológicos exercidos pelos probióticos são:
1-Competição bacteriana e inibição de bactérias intestinai indesejáveis por produção de substancias bactericida (lactobacilos)
.2-Ativação do sistema imune humoral e celular, pois parecem aumentar a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobinas (IGA) e a ativação dos linfócitos T e B.
3-Ação anti-inflamatória e reguladora do sistema imunológico por meio de Citoquinas, redução da reação de hipersensibilidade e por aumento da atividade fagocitária.
4-Ação na barreira intestinal
Aumento da digestibilidade da lactose por aumento da enzima beta galactosidae que facilita a ação da lactase.
Eles auxiliam no combate de males como:
1 Diarreia (osmótica - Exudativa - Secretora e outras)-Há uma melhora considerável - Regula o
funcionamento do intestino.
2-Obstipação-Os probióticos regulam o funcionamento do intestino, melhoram a flora bacteriana.
3-Cancer- Há estudos comprovando que os Probióticos inibem o crescimento de células cancerígenas principalmente no estômago, intestino e bexiga.
Outras aplicações:
4-Aumento da digestibilidade e absorção da proteína do leite
5-Auxílio para pacientes que tem má digestão
6-Aumento do metabolismo da lactose.
7-Diminui a formação de gases
8-Produção de biocinas que são compostos biologicamente ativos. sintetizados como metabólitos secundários por várias bactérias ácido lácticas, exercem efeitos bactericida (que mata o microrganismo) e bacteriostático (que impede o seu crescimento) contra microrganismos causadores de doenças.
9-Atividade antimicrobiana - Proteção contra doenças.
10-Combate o efeito negativo de antibióticos e terapias com radiação
11-Combate o Colesterol (diminui os níveis de LDL do plasma)
12-Auxilia na redução da pressão arterial.
É bom saber que o papel bacteriano intestinal é aceito e a manutenção do equilíbrio da flora intestinal é de suma importância. Nesse sentido a alimentação assume papel fundamental por meio da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis.
Os Probióticos tem essa função e seu consumo deve ser estimulado.
Fonte de pesquisa- Medicina e Saúde-Yakult-Probióticos na Nutrição Clínica
Simplesmente Curando -Dicas de Saúde e Bem Estar
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário