A colite é uma inflamação do intestino grosso ou cólon. Em termos gerais, abrange uma grande variedade de processos, que vão desde crônica à aguda e passageira. Como existem diversas causas para esta condição o tratamento dependerá do diagnóstico adequado da mesma através dos sintomas que o paciente apresenta.
A colite ocorre como consequência da inflamação do revestimento interno do cólon e isso ocorre devido a diferentes causas de modo que em Saúde Dicas, tentamos dar agora a resposta do porque ocorre à colite, quais são seus sintomas, causas e tratamento.
O que é colite?
Tal como mencionamos no início, a colite é a inflamação do revestimento interior do cólon. Existem inúmeras causas pelas quais se produz uma colite incluindo infecção, doença inflamatória do intestino, colite isquêmica, reações alérgicas, e colite microscópica.
Existem vários tipos de colite e dependendo de cada um deles, seus sintomas podem variar ligeiramente, assim como seu tratamento.
Tipos de colite
Colite Ulcerativa: É uma das duas condições classificadas como doença inflamatória do intestino. (A outra é a doença de Crohn). Esta é uma doença de longa duração que produz inflamação e úlceras hemorrágicas no revestimento interno do intestino grosso. Em geral, começa no reto e se estende até o cólon. A colite ulcerativa é o tipo mais comumente diagnosticado de colite. Ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada às bactérias em seu trato digestivo, mas os especialistas não sabem por que isso acontece.
Os tipos mais comuns incluem:
Procto-sigmoidite, que afeta o reto e a parte inferior do cólon.
Colite do lado esquerdo, que afeta o lado esquerdo do cólon, que começa no reto.
Colite total, que afeta todo o intestino grosso.
Colite Pseudomembranosa: Este tipo de colite ocorre a partir do crescimento excessivo da bactéria Clostridium difficile. Tais bactérias normalmente vivem no intestino, mas não causam problemas, porque se equilibram com a presença de outras bactérias “boas”. Tomar certos medicamentos, no entanto, pode destruir as bactérias saudáveis e permitir que a Clostridium difficile tome o espaço. As bactérias liberam toxinas que causam a inflamação.
Colite Isquêmica: A colite isquêmica ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cólon é de repente cortado ou restrito. Os coágulos de sangue são a razão mais comum para a obstrução repentina. A aterosclerose, ou a acumulação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos que irrigam o cólon costumam ser o motivo da colite isquêmica recorrente. Este tipo de colite é frequentemente o resultado de condições subjacentes que podem incluir:
Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos).
Hérnia.
Diabetes.
Câncer de cólon.
Desidratação.
Embora seja raro este tipo de colite pode ocorrer como um efeito colateral de tomar certos medicamentos.
Causas adicionais da colite:
Outras causas de colite incluem a infecção de parasitas, vírus e a intoxicação alimentar por bactérias. Você também pode desenvolver a doença se seu intestino grosso tem sido tratado com radiação.
Sintomas da Colite:
Os sintomas associados dependem da causa da colite e podem incluir:
Febre.
Calafrios.
Fadiga.
Desidratação.
Inflamação dos olhos.
Inchaço das articulações.
Aftas.
Inflamação da pele.
Dor abdominal.
Cãibras e diarreia.
Por outro lado, pode ser dado como um sintoma, a presença de sangue nas fezes, embora isto não seja normal e se ocorrer é necessário à atenção médica para avaliação da causa.
Dependendo do histórico e do exame físico, é possível que sejam solicitados exames complementares para descobrir a causa da colite e que podem incluir exames de sangue (hemograma, eletrólitos, função renal e provas de marcadores inflamatórios), amostras de urina e de fezes, colonoscopia e enema de Bário.
Causas da Colite:
A causa exata da colite ulcerativa é desconhecida, embora se pense que é o resultado de um problema com o sistema imunológico.
Doença Autoimune: O sistema imunológico é a defesa do organismo contra a infecção. Muitos especialistas acreditam que a colite ulcerativa é uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido saudável).
O sistema imunológico normalmente combate as infecções pela libertação de glóbulos brancos no sangue para destruir a causa da infecção. Isto faz com que se produza uma inflamação (vermelhidão e inchaço) de tecido corporal na área infectada.
Por outro lado, alguns pesquisadores acreditam que uma infecção viral ou bacteriana ativa o sistema imunológico, mas de alguma forma não “se apaga” uma vez que a infecção passou e continua causando a inflamação.
Também tem sido sugerido que a infecção não está envolvida, e o sistema imunológico apenas pode funcionar mal por si mesmo.
Genética: Também parece que os genes herdados são um fator no desenvolvimento de colite ulcerativa. Estudos descobriram que mais de uma em cada quatro pessoas com colite ulcerativa possuem uma histórico familiar da doença.
Os níveis de colite ulcerativa também são muito maiores em determinados grupos étnicos, o que sugere, também, que a genética é um fator.
Os investigadores identificaram vários genes que parecem tornar algumas pessoas mais propensas de desenvolver colite ulcerativa, e acredita-se que muitos destes genes desempenham um papel no sistema imunológico.
Fatores Ambientais: Onde e como se vive também parece afetar a probabilidade de desenvolver colite ulcerativa, o que sugere que os fatores ambientais são importantes.
Por exemplo, a condição é mais comum em áreas urbanas do norte da Europa Ocidental e América.
Vários fatores ambientais que podem estar ligados à colite ulcerativa têm sido estudados, incluindo a poluição do ar e certas dietas, mas até o momento não foram identificados fatores.
Tratamento para Colite:
O tratamento da colite depende da causa, e muitas vezes se concentra em aliviar os sintomas, cuidados de apoio, e manter uma hidratação adequada e controle da dor. Antibióticos podem ser prescritos para tratar as causas infecciosas de colite, assim como algumas infecções bacterianas que causam a determinação da colite sem nenhum tratamento. Também pode ser necessária a medicação anti-inflamatória para tratar a inflamação e a dor.
Em casos mais extremos, a cirurgia para remover parte ou a totalidade do cólon e/ou do reto pode ser necessária se outros tratamentos não funcionam.
Dieta para tratar a colite
Alguns alimentos podem ser suscetíveis de fazer com que a colite piore ou que a inflamação persista de modo que podemos apontar alguns que serão benéficos ou que podem te ajudar a se sentir um pouco melhor.
Deste modo, é aconselhável beber muita água durante todo o dia e em pequenas quantidades, da mesma maneira que é bom comer pequenas quantidades de alimentos.
Também é preciso evitar o consumo daqueles alimentos ricos em fibras como as sementes, feijões, nozes, farelo ou pipoca.
Tampouco é aconselhável comer alimentos que sejam muito gordos ou gordurosos, e se deve moderar o consumo de leite (de vaca) e derivados, assim como as substâncias que podem irritar o nosso trato digestivo como café, tabaco, picantes e refrigerantes.
fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário