Substâncias como o sal, o álcool , a proteína animal e os anabolizantes podem levar o rim à insuficiência causando a falência do sistema renal. - Foto: Fotosearch
Nenhum mal orgânico é mais sofrido e doloroso do que o distúrbio renal. As periódicas sessões de hemodiálise se tornam condição para o prolongamento da agonia. Até morrer a pessoa com insuficiência renal poderá passar por sofrimento ingente durante anos, mas não resistirá à falência do sistema renal.
Saúde UOL
O RIM EM PERIGO: SAL, ANABOLIZANTES E DIETAS
por Cida de Oliveira
Tudo o que contribui para elevar a pressão sangüínea pode afetar os rins. Por isso, o sal é o grande vilão. Como danifica vasos de todo o organismo, não poupa os que irrigam as unidades filtrantes, que vão sendo destruídas aos poucos. O máximo permitido por dia são 6 gramas, que equivalem a 1 colher de chá rasa. No entanto, o brasileiro exagera mesmo na dose - ingere nada menos do que o dobro!
A proteína animal, presente nas carnes e nos ovos, principalmente, também carrega a fama de inimiga dos rins. Isso porque não é excretada e sim devolvida à circulação. O excesso dela, portanto, vai exigir um esforço bem maior desse órgão - daí a grande chance de sobrecarga e dano renal.
Anabolizantes são verdadeiras bombas para o organismo como um todo. E com os rins não é diferente. Esses coquetéis, usados sem critério por quem deseja ganhar massa muscular rapidamente, elevam a quantidade de diversas substâncias no sangue, como frações de colesterol, por exemplo. Com mais sujeira para limpar, eles não dão conta da faxina. E tem ainda um outro risco: essas substâncias aumentam a pressão sangüínea, com todas as conhecidas (e nefastas) conseqüências para a saúde cardiovascular e a renal também, claro.
Criados por nefrologistas americanos, os isotônicos têm a função de repor líquidos e sais perdidos por atletas de alta performance durante treinos e competições. Afinal, com tanto esforço, a perda dessas substâncias é maior, o que debilita o organismo - daí a necessidade de reposição imediata. No entanto, pessoas que fazem atividade física normal, apenas para manter a saúde em dia, não têm por que repor o que não foi perdido. Agora, caso você tenha tido alguma indisposição com diarréias e vômitos, aí, sim, vale recorrer a essas bebidas, mas a quantidade deve ser indicada pelo seu médico.
Fonte
http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0298/medicina/conteudo_279131.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário