25/05/2009 - 00h00 ( - A Gazeta)
Marcelo Pereira
mpereira@redegazeta.com.br
É uma doença que age sem dar sinais. Ao se perceber, é tarde, podendo levar à cegueira. Esse é o alerta do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre o glaucoma. O dia nacional de combate à doença é amanhã. Segundo dados da entidade, no Brasil, a estimativa é de que existam 985 mil portadores da doença, sendo que 635 mil sequer sabem disso. No mundo, o glaucoma será responsável pela perda de visão de 8,4 milhões de pessoas até 2010.
O oftalmologista do Hospital Metropolitano, Caetano Bellote, explica que o glaucoma é uma doença traiçoeira que ataca o nervo óptico, levando a uma redução progressiva do campo de visão, que termina quase invariavelmente em cegueira, quando não tratado.
Segundo ele, o que vale é a prevenção. Somente um exame num oftalmologista definirá o quadro. Depois de diagnosticada, a doença é controlada com o uso de colírios. Há fatores de risco, avisa Bellote. "Quem tem histórico da doença na família deve se cuidar. Míopes devem também estar cientes desse risco", aponta. Ele acrescenta que pessoas acima de 40 anos, os hipertensos, diabéticos, e os da raça negra e asiáticos reforçam a lista de pessoas propensas à doença.
O presidente da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, César Barbieri, compara a visão de quem tem glaucoma como se a pessoa enxergasse por um canudo. "Ela fica com a visão lateral prejudicada, não percebe com exatidão os objetos ao seu redor. Só enxerga o que está a sua frente", descreve.
Com o desenvolvimento da doença, a visão vai se afunilando até perda total. Ele diz que não se sabe o que causa o glaucoma, mas o fator genético é uma das maiores causas.
As ações de conscientização ao Dia de Combate ao Glaucoma serão feitas, inicialmente, nos consultórios. Ele reforça a importância da visita ao oftalmologista regularmente, principalmente, se o indivíduo se enquadrar nos fatores de risco.
Prevenção
"Eu uso lente e óculos especiais para dirigir. Como sofro de astigmatismo, faço exames e consultas periódicas no oftalmologista, de dois em dois anos"
Josias Damázio , 66 anos, funcionário público
Cuidados
"Minha visão é saudável. Não sofro de miopia ou astigmatismo. Enxergo bem. Mesmo assim, eu não me descuido. Meu procedimento para proteger meus olhos é usar óculos escuros, quando me exponho ao sol ou vou à praia".
Melina Pelissari , 33 anos, bancária
Fique por dentro
O que é . O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira
Diagnóstico. A doença é mais comum após os 40 anos, embora possa ser diagnosticada em qualquer idade ou até mesmo ser congênita (quando o indivíduo já nasce com glaucoma)
Riscos. Quem tem histórico de glaucoma na família tem chance maior de apresentar a doença
Cegueira. Se não houver tratamento, é só uma questão de tempo até que a cegueira total se manifeste
Fases. Normalmente, o glaucoma é bilateral (ocorre nos dois olhos), embora possa estar em estágios diferentes. Isso significa que um olho pode estar no início e o outro em fase avançada, por exemplo. Mas, há casos em que a doença acomete só um deles
Prevenção. Consultas e exames periódicos com o oftalmologista são necessários
Alerta. Quem é míope, diabético, hipertenso, tem histórico na família, é da raça negra ou asiático tem que ficar alerta.
Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário