RIO - Fazer dieta pode ser uma tarefa pesada. Mas, na contagem regressiva para o verão - falta pouco mais de um mês para a estação do calor (sim, do calor) dar as caras -, emagrecer torna-se quase uma obrigação. Para tornar sua missão bem-sucedida, listamos 12 errinhos, com base na reportagem da Web MD , que as pessoas costumam fazer e que, se evitados, podem ajudar muito nos quilos a menos. Confira:
1) Adotar dietas radicais
Está determinado a perder 10 quilos em um mês e para isso vai passar uma semana comendo sopa, num consumo de menos de 1000 calorias por dia? Saiba que você estará treinando seu metabolismo para desacelerar e quando a dieta acabar e você voltar a um consumo razoável de calorias, seu corpo vai estar lento, lento. A recuperação do peso será mais rápida, com o risco de ganhar até mais quilos do que perdeu.
2) Pular o café-da-manhã
Acha que estará cortando calorias ao pular o café-da-manhã? Engano seu, porque a tendência é desequilibrar o resto do dia e ingerir mais no almoço. Estudos mostram que quem faz um café-da-manhã saudável, com ingestão de fibras e proteínas, tem mais chances de manter um peso saudável.
3) Não contar as calorias das beliscadas
Você até anda com a máquina de calcular no bolso somando e somando as calorias das refeições. Mas aí chega na hora das beliscadas e você nem considera: não soma a mínima fatia de bolo ingerida, os restos dos pratos das crianças que acabam na sua barriga, o biscoitinho que o amigo do lado oferece e você aceita... e por aí vai. Se você está contando seriamente as calorias, some essas provinhas ao cálculo final.
4) Não beliscar de jeito nenhum
Consumir pequenas porções ao longo do dia ajuda a controlar a fome e a perder peso, além de manter seu metabolismo trabalhando. Escolha porções com maior quantidade de proteína.
5) Só comer alimentos com baixo teor de gordura
Os alimentos com baixo teor de gordura são uma mão na roda, mas não significam que tenham zero caloria. Se você encher o seu prato com um bolo diet estará consumindo mais calorias do que se comer uma pequena fatia de bolo comum.
6) Beber sem contar
Erro grave não contar as calorias do que bebemos, principalmente se levarmos em conta que alguns drinques têm mais de 500 calorias. Cerveja, uísque, caipirinha são muito calóricos. Sucos de fruta, água de coco e alguns refrigerantes diet também engordam. E muitas bebidas não matam a fome. Fique de olho.
7) Beber pouca água
Uma das primeiras e melhores regras da dieta: beber sempre muita água. Se beber pouca, o metabolismo desidrata e funciona mais lentamente. Estudos mostram que adultos que bebem mais de oito copos de água por dia queimam mais calorias.
8) Evitar laticínios
Queijo, leite e sorvete são tabus em muitas dietas, mas não comer laticínios todos os dias pode ser contraprodutivo. Estudos mostram que o corpo queima mais calorias quando tem cálcio suficiente e que produz mais gordura quando tem déficit de cálcio
9) Comer fast-food
Mesmo tendo as saladas fast-food como opção, na hora de ir a uma lanchonete fica muito mais difícil resistir ao milk-shake, à batata frita, ao nuggets e por aí vai. Se você permitir quebrar a regra uma vez, pode ficar mais fácil quebrar outras. Um estudo feito durante muitos anos mostrou que pessoas que comem fast-food mais de duas vezes na semana ganharam 4,5 quilos a mais do que aquelas que só comeram uma vez na semana.
10) Pesar-se todos os dias
Quer ficar frustrado? Então suba na balança todos os dias. Além de mostrar uma perda de peso pequena, é inútil medir o resultado a tão curto prazo.
11) Estabelecer metas irreais
Dizer que vai perder cinco quilos em uma semana é uma meta irreal, que pode virar fonte de frustração. Estabeleça metas realísticas.
12) Não se exercitar
Olha que delícia: se você se exercitar, poderá comer um pouco mais, acrescentar outros itens à sua dieta e ainda assim continuar perdendo peso. Experimente todas as atividades acessíveis, até encontrar uma que lhe agrade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário