O cloridrato de sibutramina é um medicamento que tem sido utilizado para tratar a obesidade mórbida, em pacientes com o IMC maior que 28. Embora durante algum tempo tenha sido considerado um medicamento eficaz para tratar esta doença, hoje em dia é considerado um medicamento com muitos efeitos colaterais e contra-indicações que podem afetar a saúde.
Vulgarmente conhecido como sibutramina, embora o princípio ativo seja exatamente o cloridrato de sibutramina. Este medicamento foi usado durante muito tempo como um medicamento coadjuvante para os pacientes que precisavam perder peso e não podiam conseguir apenas com dieta e exercício.
Embora este medicamento deva ser prescrito por um médico, foram feitas diferentes revisões que encontraram que o dito medicamento teria muitos efeitos colaterais e contra-indicações. Tanto é assim que, nos últimos anos, este medicamento se encontra proibido em alguns países.
Os efeitos colaterais do cloridrato de Sibutramina:
Efeitos sobre o sistema cardiovascular: aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, aumento do risco de sofrer eventos cardiovasculares e morte súbita.
Efeitos colaterais neurológicos: boca seca, insônia, tontura, nervosismo, ansiedade e depressão.
Efeitos colaterais digestivos: anorexia, constipação, náuseas, dispepsia, gastrite, flatulência e elevação das transaminases, fosfatase alcalina e bilirrubina (parâmetros que indicam problemas de fígado e vesícula biliar).
Efeitos colaterais respiratórias: rinite, faringite, sinusite, tosse e dispneia.
Efeitos colaterais urogenitais: infecção do trato urinário e distúrbios menstruais.
Efeitos colaterais sobre a pele: sudorese, herpes simplex, acne e prurido.
Outros efeitos secundários: convulsões, problemas renais, e problemas com a coagulação do sangue.
São muitos os efeitos secundários que apresenta este medicamento, de modo que também é importante conhecer em que casos são contra-indicados.
Contraindicações do consumo de Sibutramina:
Em pacientes com histórico de doença cardiovascular, tais como isquemia, doença cerebrovascular, arritmias, etc.
Em indivíduos submetidos a tratamentos antidepressivos.
Em pacientes com histórico de convulsões.
Em pessoas com glaucoma.
Em pacientes com problemas hepáticos e/ou renais.
Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Menores de 16 anos.
Os efeitos adversos e contra-indicações da sibutramina são muitos e graves, por isso segundo recomendações da Agência Européia de Medicamentos (EMA) e da Administração de Alimentos e Drogas (FDA), muitos países decidiram suspender a comercialização do medicamento para o tratamento obesidade.
Tenha em mente que, embora existam muitas recomendações dos órgãos governamentais em relação à sibutramina, este medicamento pode ser obtido através da web e sem receita médica.
Portanto, enquanto há muitas pessoas que precisam perder peso, é importante priorizar a saúde sobre a estética. Seja cauteloso e não se automedique.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/emagrecer/remedio/sibutramina/os-efeitos-colaterais-do-cloridrato-de-sibutramina-1830448
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário