A esquizofrenia é uma doença mental bastante desconhecida e misteriosa, já que ainda não se sabe realmente de onde vem. Para saber um pouco mais sobre ela, neste site de saúde perguntamos por que ocorre a esquizofrenia, uma doença mental severa que afeta 1% da população.
As causas exatas da esquizofrenia são desconhecidas, embora a maioria dos especialistas aponte para um “limite de tensão” como responsável. Neste sentido, a ideia é que cada pessoa tem uma série de desvantagens mais ou menos notórias para o desenvolvimento da vida, e, de fato, em certas situações, nem todos reagem da mesma forma (seja a nível biológico ou mental). Por exemplo, diante de um incidente trágico para o indivíduo depende dessa percentagem que vem como padrão em cada um para desenvolver ou não esta doença.
Com isso, pode ocorrer que uma pessoa com um elevado nível de vulnerabilidade à doença, a perda de um emprego, pode ser suficiente para desenvolver a esquizofrenia. Claro, isso não explica a causa da esquizofrenia, como tal, já que é preciso levar em conta os fatores biológicos.
Entre os fatores biológicos a considerar se destacam os genes. Se existe algum caso de esquizofrenia na família, um descendente da mesma tem mais probabilidade de desenvolvê-la do que qualquer outro. Agora, não são conhecidos com certeza, quais são os genes envolvidos nem como fazem para executar esta doença.
A dopamina é outro fator a considerar. Trata-se de um neurotransmissor e é uma das muitas substâncias químicas do cérebro. Segundo refletem os especialistas, esta substância está diretamente relacionada com o desenvolvimento da esquizofrenia. A dopamina está associada com os sentimentos de prazer e recompensa. O papel da dopamina na esquizofrenia é baseado no fato de que os medicamentos que reduzem a dopamina do cérebro também reduzem alguns sintomas da esquizofrenia.
O desenvolvimento também pode influenciar a esquizofrenia:
Esta teoria diz que enquanto está se formando um cérebro e é atacado por uma infecção os níveis de vulnerabilidade aumentam. Por exemplo, as infecções que podem ter uma mulher durante a gravidez afetam diretamente o desenvolvimento da esquizofrenia.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/por-que-ocorre-a-esquizofrenia-1429869
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário