Os parasitas intestinais ou lombrigas são organismos que se multiplicam e invadem o intestino, produzindo alterações.
Estes afetam muitas pessoas ao redor do mundo, devido a fatores como consumo de vegetais mal lavados, contato com água contaminada e consumo de carne de porco ou peixe em cujos organismos tenham estado vivendo estes parasitas.
Existem quatro classes de parasitas intestinais ou lombrigas:
Ascaris lumbricoide
Lâmblias
Oxiúros
Tênia ou solitária
Geralmente estes parasitas intestinais ao estarem alojados dentro do ser humano faz com que este apresente sintomas, como:
Palidez geral e anemia.
Dor de cabeça.
Dores de estômago, como cólicas.
Tosse intensa.
Emagrecimento.
Cansaço.
Febre moderada.
Ranger de dentes.
Diarreia.
Falta de apetite.
Convulsões.
Dormir com olhos semiabertos.
Vômitos.
Insônia e coceira no ânus e nádegas durante a noite. Alguns parasitas como os oxiúros são detectados pela coceira no ânus, mais comumente de noite ou de madrugada, quando os parasitas migram para o ânus para pôr ovos.
Caráter violento e irritado.
A seguir descrevemos alguns remédios caseiros muito utilizados para a eliminação dos parasitas intestinais.
Remédios caseiros contra parasitas intestinais ou lombrigas
Corte três dentes de alho em pedaços muito pequenos, coloque em um copo e despeje sobre eles água muito quente. Deixe descansar toda a noite e beba a água, em jejum, na manhã seguinte. (Embora existam regiões onde as pessoas também engolem os pedaços de alho).
Ferva ½ colher de chá de tomilho, ½ colher de chá de raiz de genciana, ½ colher de chá de camomila amarga e ½ copo de água por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar esta preparação por outros 10 minutos. Deve ser tomado em jejum durante nove dias em caso de ter entre 9 e 12 anos. Dobre a dose para adultos e reduza pela metade para bebês.
Consumir alguns dos seguintes alimentos diariamente em saladas ou sobremesas: cebola e abacate. No caso específico da tênia ou solitária, você pode fazer a seguinte dieta que consiste em passar um dia inteiro comendo salada de cebola com alhos e nozes. Na manhã seguinte, uma xícara de orchata em jejum de semente de abóbora e também pode comer semente de abóbora tostada, apenas o centro, com dez sementes.
Elabore uma infusão de hortelã. Para isso, coloque para ferver um maço de hortelãs em um litro de água durante alguns minutos, coe e sirva. Igualmente eficiente resulta tomar em jejum o suco de hortelã (2 colheres de sopa), 2 alhos esmagados e ¼ de copo pequeno leite.
Misture 2 colheres de sopa sementes de abóbora secas e moídas em meio copo de água morna e tome em jejum.
Tome em jejum ¼ de copo de leite em que foi adicionado 4 sementes de abóbora moídas.
Tome ¼ de xícara de suco de laranja, 2 colheres de sopa de suco de sementes de mamão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, o que ajuda na eliminação dos parasitas.
Deixe macerar uma casca de laranja orgânica, previamente lavada, por um dia em uma xícara de água. Passado esse tempo, ferva durante 5 minutos. Cubra e deixe descansar. Tome 1 xícara diária pela manhã.
Pique 6 cebolas vermelhas e coloque em um recipiente que contenha água suficiente para cobri-las em sua totalidade. Deixe repousar durante uma noite e na manhã seguinte, tome em jejum, 1 xícara de água de cebola. Realize este remédio durante uma semana.
Coloque primeiro os pedaços de uma rodela de abacaxi com casca em um frasco de 2 litros e em seguida despeje em cima água quente. Sele com uma tampa forte, enquanto os pedaços de abacaxi ficam de molho. Coe a infusão e beba até 4 xícaras por dia entre as refeições e com o estômago vazio para expulsar um grande número de parasitas intestinais.
Misture partes iguais, tanásia e tomilho, e extraia uma colher de sopa. Despeje em um copo de água. Deixe ferver suavemente durante três minutos. Beba 3 vezes por dia. As plantas medicinais são vermífugas, ou seja, ajudam na expulsão e morte de parasitas intestinais.
Pique, moa e toste no forno uma semente de manga. Em seguida, misture com um pouco de água e beba na parte da manhã em jejum.
Deixe secar ao sol sete sementes de granadas ou coloque-as no forno em fogo baixo até que se vejam tostadas. Em seguida, esmague até pulverizar e despeje 1 colher de sopa deste pó em um copo de suco de abacaxi sem adoçar. Beba 4 vezes por dia em jejum.
Despeje 1 colher de chá de cascas secas de espinheiro moídas em uma xícara de água e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar por 15 minutos. Filtre e tome 1 xícara antes de dormir à noite.
Despeje 1 colher de chá de sementes abrótano feminino em 1 xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe descansar. Coe e beba na parte da manhã durante uma semana. Este remédio deve ser repetido depois de um mês, durante mais uma semana, a fim de assegurar a total eliminação dos parasitas.
Misture tanásia 10 gramas, centaura 15 gramas e casca de romã 10 gramas. Retire 1 colher de sopa da mistura e despeje em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara na hora de dormir e outra em jejum.
Ferva em meio litro de água cinco gramas de sementes de aipo até reduzir pela metade. Deixe esfriar, coe e beba em jejum. Repita várias vezes este remédio.
Triture um punhado de sementes de limão e adicione em um copo de água. Em seguida, despeje algumas gotas de suco de limão. Igualmente, mastigue várias sementes e engula de forma direta.
Tome 2 colheres de chá de gel de aloe vera duas vezes por dia, durante 8 dias, diluídas em um pouco de suco, água ou leite.
Macere durante 10 dias 60 gramas da planta seca de Artemísia em 500 gramas de azeite de oliva. Tome 2 colheres de chá por dia.
Ferva entre 5 a 10 gramas de inflorescências de Artemísia em 1 litro de água durante cerca de 10 minutos. Tome 1 xícara pela manhã em jejum 3 dias por mês durante 3 meses.
Ferva em 1 litro de água 10 gramas de alecrim por 10 minutos. Tome 3 xícaras por dia longe das refeições.
Descasque e esmague um punhado de sementes frescas de abobrinha até formar uma pasta. Tome tudo de uma vez na hora de dormir.
Despeje em um copo de leite morno 1 colher de chá de folhas secas de neem ou lilás indiano em pó. Misture bem e, em seguida, tome esta preparação duas vezes por dia durante 8 dias.
Esmague um punhado de folhas de neem e da pasta obtida, extraia 1 colher de chá. Despeje em um copo de água morna e beba em jejum todos os dias durante uma semana. Este remédio, como o anterior, não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando.
Despeje 2 colheres de sopa de óleo de rícino em um copo de leite quente e beba um copo antes de dormir. Não faça este remédio para crianças menores de 5 anos.
Consuma 5 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem diariamente durante duas semanas. Este remédio é considerado um suave antiparasitário.
Deixe secar um punhado de sementes de carambola. Em seguida, esmague e despeje em um copo de água. Deixe macerar durante 12 horas e consuma em jejum. Tome diariamente durante 2 semanas.
Tome, antes de cada refeição, argila por via oral, na porção de três ou quatro colheres de chá de tipo de café por dia ou você pode beber água de argila, sendo conveniente ingerir também o sedimento, exceto se você sofre de constipação. Deve ser estendido, diariamente, cataplasmas no baixo ventre durante uma hora. Para reconhecer o processo de melhora devem-se monitorar as fezes. Uma vez recuperada a normalidade, o mesmo tratamento será seguido, mas apenas uma vez por semana, como medida higiênica e preventiva, durante um mês.
Ferva 2 colheres de sopa de sementes de mamão, previamente moídas em meio litro de água que contenha várias folhas de beldroegas. Coe e beba 2 copos deste remédio em jejum durante 15 dias.
(adultos) Despeje em uma xícara de leite de coco 1 colher de chá de folhas de Senna e deixe ferver por 5 minutos. Beba 1 xícara antes de dormir.
Ferva um punhado de sementes de abóbora moídas e 2 dentes de alho esmagados em 2 xícaras de água. Filtre o líquido, temperado, coloque em um enema e introduza no reto. Deixe o líquido ali durante 15 minutos e, em seguida, expulse no banheiro.
Moa a semente de um abacate e despeje em 2 xícaras de água que está fervendo. Filtre, coloque no aparelho de enema e coloque no reto. Mantenha por 15 minutos e depois expulse no banheiro.
A raiz de alcaçuz tem sido usada, durante anos, para aliviar doenças gastrointestinais e ajudar, também, a aumentar as defesas naturais do organismo. Quando combinado com acrimônia, camomila e malvavisco se obtêm um eficaz remédio que facilita a expulsão dos parasitas intestinais sem ocasionar desconforto no trato digestivo.
Recomendações preventivas: Lave os alimentos no momento de prepará-los, evite o consumo de todos os doces, mel, açúcar de todos os tipos e as farinhas, especialmente as refinadas. Evite o contato com a sujeira.
Evite uma alimentação baseada em carnes, é propensa a contrair parasitas.
Recomendações quando você tem parasitas intestinais para evitar a infestação de outros membros da família:
Cortar as unhas, lavar as mãos frequentemente com sabão antibacteriano. Utilizar cloro no vaso sanitário e no mesmo banheiro depois que cada pessoa utilizar. Use toalhas separadas e lavar as roupas com água quente e sabão antibacteriano.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.