A ciência é muito importante em todas as áreas da vida. E na medicina não seria diferente! É através dos estudos que cientistas no muno inteiro descobrem prevenções e curas para vários tipos de doenças.
Em uma dessas pesquisas, constatou-se que a própolis, que é uma substância produzida pelas abelhas, serve para proteger a colmeia de vírus e bactérias. Por isso, foi verificado que ela atua como um antibiótico natural, capaz de combater uma série de doenças. E a partir dessas descobertas, a própolis passou a ser muito utilizada por suas propriedades medicinais.
Dentre os ingredientes que compõem a própolis, encontramos alguns minerais importantes, como: cálcio, ferro, magnésio, silício, bromo e zinco. Ela também contém bioflavonoides, que funcionam como antioxidantes. Essas substâncias são as grandes responsáveis pela ação antibiótica da própolis. Outra informação relevante é que a própolis facilita a absorção de vitamina A e vitaminas do complexo B.
Propriedades medicinais da Própolis
Devido a essas substâncias benéficas, a própolis possui diversas propriedades terapêuticas. Além de funcionar como antibiótico, ela também atua como analgésico, broncodilatador e cicatrizante. Por tudo isso, a própolis pode ser utilizada para tratar:
Extrato de Própolis
Gripes e resfriados;
Dores de garganta;
Tosses irritativas;
Amigdalite;
Rinite, sinusite, asma e bronquite;
Gengivite;
Estomatite;
Queimaduras;
Acnes;
Alergias.
A própolis ainda ajuda a reforçar o sistema imunológico, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Com todos esses benefícios, vale a pena utilizar essas substância natural regularmente.
Como usar a Própolis
Por mais que a própolis seja um produto natural, não devemos exagerar nas quantidades. Além disso, é importante consultar um profissional para conhecer a quantidade indicada para o seu caso. Não consuma mais do que 60 gotas do extrato de própolis por dia, a não ser que essa seja uma indicação médica.
No mercado, é possível encontrar a própolis em diferentes formas, como: sprays, xaropes, comprimidos, pastilhas, balas, em gotas, dentre outras. Lembre-se de sempre procurar produtos de marcas conhecidas e evite os preparos caseiros. No caso do extrato, você pode consumir de 10 a 15 gotas diariamente, para garantir todos os benefícios da própolis sem prejudicar sua saúde.
Quem tem dificuldades para ingerir o própolis puro, pode adicioná-lo ao mel. Esta combinação é excelente para tratar as doenças relacionadas acima. Mas lembre-se que o mel não deve ser oferecido a crianças menores de 1 ano de idade, por conter toxinas que o seu organismo ainda não consegue eliminar.
Esta combinação de própolis com mel também é eficaz para tratar queimaduras na língua. É bastante comum que se queime a língua ao ingerir alimentos ou bebidas muito quentes, especialmente chás e café. Quando isso ocorrer, misture duas gotas de extrato de própolis a uma colher de sopa de mel. Coloque a mistura na boca, em contato com a língua, pelo máximo de tempo possível, e só depois engula. Enquanto o mel ajuda a amaciar e acalmar a mucosa da língua, o própolis possuí propriedades que ajudam na regeneração e cicatrização dos tecidos.
Pessoas que sofrem com as aftas podem pingar uma gota do extrato diretamente na ferida. A própolis alivia a dor e ajuda a melhorar mais rápido.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário