quarta-feira, 12 de abril de 2017

Os melhores substitutos do ovo para receitas do dia a dia

Sementes, frutas e outros ingredientes não-animais podem tomar o lugar dos ovos, mas há que se prestar atenção à questão nutricional.

(Carolina Yukie Horita/MdeMulher)

Há quem não possa comer ovos por intolerância própria ou do filho – se a mãe que amamenta um bebê intolerante ingerir o alimento, seu leite fará mal para ele, pois terá os nutrientes e propriedades que o organismo do pequeno não suporta. Há quem não queira comer ovos porque acha que não lhe cai bem ou porque decide adotar uma dieta vegetariana ou vegana.

Por necessidade ou opção, o ovo pode ser retirado da dieta e substituído por ingredientes de origem não-animal.

As nutricionistas Jessica Stein (especialista em nutrição vegetariana da Clínica Nutrissoma) e Jacqueline Moniz Anversa (especialista em nutrição esportiva da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca) passaram para o MdeMulher as melhores sugestões de substituições do ovo para as receitas do dia a dia.

Vale lembrar que a ideia não é que os substitutos sejam jogados em uma frigideira e transformados em ovos fritos ou mexidos, ok? A função deles é dar aquela liga, aquela textura que os ovos dão a receitas como omeletes, panquecas, bolos, pães e muito mais.

Sementes de chia
1 colher (sopa) de sementes de chia + 80 ml de água = 1 ovo

Misture a chia e a água em um recipiente e deixe descansar. Em 15 minutos a pasta formada pode ser usada.

Vai melhor em: panquecas, omeletes, cookies, brownies, bolachas

(Karisssa/Thinkstock) - Sementes de linhaça

1 colher (sopa) de sementes de linhaça + 3 colheres (sopa) de água = 1 ovo

Misture a linhaça e a água em um recipiente, deixe repousar por 10 minutos e mexa. Se estiver com a consistência de uma clara de ovo, está pronto; se não estiver, deixe mais um pouco e vá mexendo até chegar a esse ponto.

Vai melhor em: pães doces, bolachas, bolos
Maçã

¼ de copo de purê de maçã (ou maçã raspada) = 1 ovo

Vai melhor em: bolos, pães, muffins, barrinhas

Banana
½ banana nanica/caturra amassada = 1 ovo

Vai melhor em: bolos, pães, muffins, barrinhas

(sunabesyou/Thinkstock)

Tofu

¼ copo de purê de tofu = 1 ovo

Vai melhor em: bolos e pães mais densos, que levem poucos líquidos na receita
Ágar-ágar

1 colher (sopa) de ágar-ágar + 1 colher (sopa) de água = 1 ovo

É só misturar e usar.

Vai melhor em: panquecas, omeletes, bolinhos

E a questão nutricional, como fica?
Como explicado anteriormente, essas substituições são legais para que a pessoa que não possa ou não queira ingerir ovo tenha a oportunidade de continuar comendo os bolos, pães, cookies e tudo mais que leve ovo na receita. Mas, embora sejam saudáveis e tenham suas características nutricionais positivas, elas não levam ao organismo exatamente os nutrientes que o ovo levaria.

“Os nutrientes mais destacados nos ovos são a albumina e a caseína, que podem ser obtidos nos alimentos lácteos. Outro nutriente importante e presente em grande quantidade é a colina, encontrada em quantidades menores em carnes, peixes, leite, brócolis, couve-flor”, explica Jacqueline. “Consumindo mais desses alimentos é possível fazer a suplementação”. Leia também: O prato vegetariano ideal

(elena_hramowa/Thinkstock)

Jessica aproveita para destacar os benefícios de alguns dos substitutos: “A linhaça e a chia costumam ser campeãs em nutrientes. A linhaça fornece fibras para o funcionamento do intestino e uma quantidade importante de ômega 3. A chia, além desses dois, é fonte de cálcio e vitaminas do complexo B”.

Ela também ressalta que a banana enriquece as receitas com fibras e potássio e o ágar-ágar, com fibras e minerais. “Nenhum alimento é nutricionalmente igual ao outro, mas substituir o ovo em preparações culinárias é muito fácil e pode ser muito saudável”, finaliza.

fonte
Por Raquel Drehmer
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.