IOL
Estudo australiano revela que idosos com peso a mais, desde que moderado, podem viver mais anos. Já a vida sedentária é má em todos os casos
Os idosos com peso a mais, desde que moderado, podem viver mais do que os que têm peso normal, de acordo com um estudo australiano, citado pela BBC.
A notícia parece boa, mas há que ter cuidado. É que aqueles que têm peso muito acima do normal ou são obesos podem mesmo ter a vida mais curta. O segredo parece estar na moderação.
O estudo, publicado no the «Journal of the American Geriatric Society», revela que as dietas podem não ser benéficas para os mais velhos.
A investigação foi realizada pela Universidade da Austrália Ocidental e analisou 9.200 indivíduos com idade acima dos 70 anos. Este estudo analisa a associação entre o índice de massa corporal (IMC).
Os investigadores consideraram o número de morte durante 10 anos entre voluntários com idades compreendidas entre os 70 e os 75 anos na altura do início do estudo e concluiu que aqueles que têm um IMC que os classifica como pessoas com peso a mais não só têm menos risco de morrer como também têm menos risco de morrer de doenças específicas, como as cardiovasculares, cancerígenas ou respiratórias crónicas.
Já a taxa de mortalidade global entre o grupo dos obesos foi semelhante à dos que têm peso normal. No entanto, os obesos apresentaram um maior risco de morrer durante os 10 anos analisados.
«Têm sido levantadas preocupações sobre o excesso de peso, que aparentemente encorajam os idosos com peso a mais a perdê-lo» afirma o coordenador da investigação, o Professor Leon Flicker. «O nosso estudo sugere que as pessoas que vivem até 70 anos com uma saúde razoável têm um conjunto de riscos e benefícios associados com a quantidade de gordura corporal diferente dos que têm os mais jovens», acrescenta.
A conclusão deste estudo, que ter peso a mais pode ser menos prejudicial para os idosos, vai de encontro a conclusões de estudos realizados anteriormente.
Vida sedentária encurta prazo de vida
Já a vida sedentária é má para jovens e idosos. Estar parado encurta o tempo de vida em todos os grupos de peso, dobra o risco de mortalidade para as mulheres no período estudado e aumenta o risco em 25% no caso dos homens.
Fazer exercício físico apresenta-se assim como a melhor solução para viver mais. Além de ajudar a ter massa muscular, traz vários benefícios para a saúde das pessoas idosas.
Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário