13.01.2010 | 01h33
UOL
Se a gordura na região da barriga já é comprovadamente nociva para a saúde, agora pesquisadores da universidade de Oxford descobriram que a gordura acumulada nas nádegas e coxas pode diminuir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.
Assim, o estudo publicado no International Journal of Obesity conclui que ter o corpo em formato de pera -- com mais gordura acumulada aos quadris, coxas e bumbum-- é benéfico para a saúde.
Os cientistas encontraram também evidências de que a gordura na região da barriga libera moléculas chamadas citocinas pró-inflamatórias, processo ligado ao diabetes e doenças cardíacas.
Já a gordura acumulada nas nádegas e quadris é de armazenamento a longo prazo, por isso libera menos ácidos graxos e hormônios mais benéficos como leptina e adiponectina, que combateriam tais doenças.
Konstantinos Manolopoulos, autor da pesquisa ao lado de Fredrik Karpe e Keith Frayn, destaca que a proteção ocorre independente do peso, mas que geralmente quem tem sobrepeso, além de ter quadris largos, também apresenta gordura acumulada na cintura. Neste caso, o efeito positivo é anulado e só dieta e exercício mesmo para deixar você saudável.
Ele diz ainda que homens e mulheres tendem a acumular gordura de maneira diferente e que isto reflete em sua saúde. Homens têm mais barriga e mais chances de desenvolver doenças cardíacas, enquanto as mulheres apresentam mais gordura nas nádegas e coxas e menos chances de ter tais problemas.
Apesar disso, depois da menopausa, as mulheres passam a acumular mais gordura na região da cintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário