quinta-feira, 27 de março de 2014

Conheça os benefícios da linhaça para a dieta e saúde

Saiba quais são os benefícios da linhaça para a dieta e saúde.A semente ajuda a eliminar peso, reforça a imunidade, regulariza o intestino, reduz o colesterol e muito mais. Assista e inclua a semente em seu cardápio.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/03/linhaca-dieta-saude.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Veja como emagrecer utilizando a linhaça corretamente

Saiba como utilizar a linhaça corretamente para emagrecer de forma saudável e definitiva.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/03/emagrecer-dieta-linhaca.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

O agave contra a diabetes e o sobrepeso

MEXICO – Um açúcar do agave pode ajudar na perda de peso e na luta contra o diabetes, é o que afirma um estudo mexicano recente. O agave é uma planta semelhante ao cacto que cresce no México e era utilizado pelos Maias e os Astecas.

É a origem da célebre bebida nacional, a tequila. Note que nesta bebida, o açúcar que possui o efeito medicinal é transformado em álcool, por isso é inútil beber tequila para emagrecer ou combater o diabetes.

Os agavinos são os açúcares naturais do agave com longas cadeias de frutose da família dos frutanos. Estes açúcares não são absorvidos pelo organismo, assim eles não podem aumentar a taxa de açúcar no sangue.

Essas substâncias atuam como adoçantes e limitam a absorção de açúcar no sangue (glicemia), como afirma os pesquisadores mexicanos do Centro de Investigação e de Estudos Avançados, Biotecnologia e Bioquímica Irapuato de Guanajuato, no México.

O estudo foi realizado em ratos. Os pesquisadores observaram que os níveis de glicose diminuem e que eles perderam peso depois de consumir esses açúcares.

Os agavinos também aumentam o nível do peptídeo GLP-1 (glucagon like peptide-1), que promove a produção de insulina e, portanto ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Os agavinos pertencem à família das fibras alimentares e também contribuem na redução do apetite.

O agave poderia ser um dia ser usado como adoçante para pessoas que estão acima do peso e com diabetes tipo 2. O agave também tem a vantagem de apresentar um baixo índice glicémico.

Um aspecto negativo, no entanto, é o fato dos agavinos não serem açúcares tão importantes como a sacarose, frutose ou glicose.

O estudo foi publicado em março de 2014, no periódico American Chemical Society (ACS).

Por Xavier Gruffat, farmacêutico. Em 24 de março de 2014.
fonte:http://www.criasaude.com.br/noticias/agave-contra-diabetes-e-sobrepeso-00029.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Bactérias intestinais usam chocolate amargo para produzirem anti-inflamatórios que reduzem a pressão, diz pesquisa


Os amantes de chocolate amargo podem comê-lo agora com muito menos culpa após descoberta que mostra o motivo dele ser tão bom para o corpo.

Um estudo anterior sobre o consumo diário descobriu que chocolate amargo reduz a pressão arterial e é bom para o coração. Agora, os cientistas descobriram por que isso acontece.

A pesquisadora Maria Moore, da Universidade Estadual de Louisiana, disse: "Nós descobrimos que há dois tipos de micróbios no intestino: os bons e os ruins. Os bons micróbios, como Bifidobacterium e bactérias lácticas, fazem a festa com chocolate. Quando se come chocolate amargo, elas crescem e fermentam, produzindo compostos que são anti-inflamatórios. Isto, naturalmente, entra na corrente sanguínea e ajuda a livrar o coração e artérias de danos. As bactérias ruins do intestino, tais como Clostridium e algumas cepas de Escherichia coli (E.coli) provocam inflamação com muita facilidade, levando ao inchaço na região da barriga, diarreia e prisão de ventre”.


A equipe testou três tipos de pó de cacau, a matéria-prima utilizada para fazer chocolate, num sistema digestivo artificial, que consiste numa série de tubos de ensaio modificados. O cacau contém os chamados polifenóis, compostos antioxidantes, tais como catequinas e epicatequina, e uma pequena quantidade de fibra dietética. "Em nosso estudo, verificamos que a fibra é fermentada e os grandes polímeros polifenólicos são metabolizados em moléculas menores, que são mais facilmente absorvidos", disse o Dr. John Finley, que liderou a equipe de pesquisa Louisiana.

“Estes polímeros menores exibem atividade anti-inflamatória. Quando estes compostos são absorvidos pelo corpo, eles diminuem a inflamação do tecido cardiovascular, reduzindo o risco de longo prazo de acidente vascular cerebral”. O chocolate amargo contém um teor de cacau superior, aumentando este processo.

Combinando cacau com prebióticos - ingredientes indigestos de alimentos que estimulam o crescimento de bactérias - é susceptível de reforçar o processo com resultados benéficos, disse o Dr. Finley. "Quando você ingerir prebióticos, a população de micróbios benéficos do intestino aumenta e concorre contra quaisquer micróbios indesejáveis no intestino, como aqueles que causam problemas de estômago", acrescentou.

Prebióticos são encontrados em alimentos como alho cru, farelo de trigo cru, cozido e farinha de trigo integral, e são especialmente abundantes na raiz de chicória crua. Eles também podem ser obtidos a partir de suplementos amplamente disponíveis. “Combinando chocolate amargo com frutas como romãs ou açaí também pode aumentar esses benefícios”, disse o Dr. Finley.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/3760-bacterias-intestinais-usam-chocolate-amargo-para-produzirem-anti-inflamatorios-que-reduzem-a-pressao-diz-pesquisa
por Priscila Nayade
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Sete alimentos que roubam seu cálcio

O segredo é balanceá-los, sem deixar o consumo de lado

Garanta que seu organismo absorva todo o cálcio necessário para prevenir e controlar a doença. Café, chocolate e outros alimentos quase passam por vilões quando o assunto é garantir ossos fortes e saudáveis: diminuem a capacidade do organismo de absorver cálcio. A solução, entretanto, não é bani-los da dieta, já que muitos deles - como os grãos integrais - possuem outros nutrientes essenciais à saúde. Segundo a nutricionista Juliana Stein, é preciso saber balancear bem: "Para quem já tem doenças nos ossos, como osteoporose, pedimos para não misturar os alimentos fontes de cálcio com os que atrapalham a sua absorção". A clássica combinação de café com leite, por exemplo, deve ser evitada. Conheça esses alimentos e saiba como consumi-los com segurança para os ossos.

Sal - Getty Images

Sal
Encontrado no sal, o sódio aumenta a excreção de cálcio pela urina. A nutricionista Juliana Stein, de São Paulo, recomenda que pessoas com osteopenia ou osteoporose eliminem o chamado sal de adição, aquele que acrescentamos à salada e a outros alimentos. Dica: use como tempero limão, azeite e especiarias.

Café
Misturar essa bebida com leite pode não ser tão indicado, dependendo das proporções de café e leite em sua xícara. "A cafeína, presente no café, tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina", justifica Juliana Stein. Mas a nutricionista lembra que, para chegar a prejudicar a absorção, a quantidade de café ingerida ao dia deve ser superior a 300mg, o que equivale a três xícaras médias da bebida, aproximadamente.

Refrigerante
Essa bebida é rica em fósforo, que inibe a absorção de cálcio pelo corpo. "O fósforo aumenta a liberação do paratormônio, hormônio que controla a quantidade de cálcio que temos nas células e nos ossos. Se ele está elevado, acaba mobilizando mais cálcio do osso pra corrente sanguínea, descalcificando os ossos", explica Sandra da Silva Maria, nutricionista da Gastro Obeso Center, em São Paulo.

Atenção especial aos refrigerantes de cola: além do fósforo, eles contam com cafeína, a mesma substância do café que aumenta a eliminação de cálcio pela urina.

Alimentos com ácido oxálico e fitatos
O ácido oxálico - encontrado em gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre, tomate e acelga -aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O fitato age da mesma forma. Um exemplo de alimento com essas duas substâncias são os cereais integrais. No entanto, isso não significa que eles devem deixar de ser ingeridos, já que são ricos em fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino. "Em casos de pessoas que já tenham doenças nos ossos, uma boa alternativa é ter uma alimentação com bastante frutas, vegetais e legumes, o que garantirá o pH ácido ao estômago - condição necessária para a boa absorção do cálcio", diz Sandra, que justifica: "Quanto maior a ingestão desses alimentos, maiores as chances de você consumir zinco, mineral que equilibra o pH do estômago".

Chocolate
Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. "A quantidade de cafeína é a mesma, independente da quantidade de cacau", garante Sandra. Ela também alerta que o chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Para comer essa delícia com menos culpa, a nutricionista aconselha o consumo de chocolates com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, há, ao menos, maior ação antioxidante - o que não acontece com chocolates com menos cacau em sua composição.

Gorduras
Existe um tipo específico de gordura que faz com que o cálcio seja liberado pelas fezes, em vez de ir para os ossos: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados em manteiga e carnes gordurosas. A nutricionista Juliana Stein explica que, ao chegar ao intestino, esse tipo de gordura forma uma substância chamada oxalato, que se liga às moléculas de cálcio, formando um complexo insolúvel. "Esse complexo acaba sendo excretado nas fezes", conta.

Excesso de ferro
Embora aconteça raramente, é possível que o ferro em excesso faça com que o cálcio não seja absorvido. Isso acontece por causa de uma disputa entre esses dois minerais, como explica a nutricionista Juliana Stein. "Eles são absorvidos pela mesma 'porta' - chamada de glute, que encaminha as substâncias à corrente sanguínea - e competem entre si para serem absorvidos", diz. O cálcio costuma ganhar o páreo, mas perde quando o ferro está em uma quantidade muito maior. No entanto, lembram as nutricionistas Juliana e Sandra, isso é raro de acontecer, já que geralmente as dietas são mais ricas em cálcio do que em ferro.

Excesso de proteínas
"O organismo gasta muito cálcio para processar a proteína", diz a nutricionista Danielle Moreira, do Rio de Janeiro. Por isso, abusar nas fontes de proteínas pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina, dificultando a sua absorção.

Mas como saber se você está passando dos limites na ingestão de proteínas? A nutricionista Juliana Stein explica que uma pessoa que não seja atleta precisa de 0,8 a 1g de proteínas diárias por quilo de seu peso. "Quem passa dessa 1g já tem a chamada dieta hiperproteica", afirma.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14074-sete-alimentos-que-roubam-seu-calcio
por Ana Paula de Araújo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Como reduzir o colesterol “ruim”


Ao contrário da crença popular, as pessoas magras não estão livres de sofrer problemas como colesterol ou diabetes tipo 2. Hoje te contamos como reduzir o colesterol “ruim”.

Estar magro nem sempre é sinônimo de estar saudável. Na verdade, é importante que todas as pessoas sempre prestem atenção à sua dieta e realizem exercício diariamente, além de exames de sangue a cada ano para verificar o nível de colesterol.

O estilo de vida atual tem causado que cada vez mais pessoas sofram de colesterol alto ou hipertensão, dois assassinos silenciosos que podem não dar sintomas até que seja tarde demais. Por isso não podemos nos deixar levar apenas pelo nosso peso para saber se temos fatores de risco para sofrer determinadas doenças.

O que fazer para reduzir o colesterol “ruim”?

Não sabe o que fazer para reduzir o colesterol “ruim”, te contamos nas próximas linhas:

Quando os bolos, o excesso de açúcar, os ovos, os molhos industriais, a carne vermelha, a manteiga e as salsichas são alimentos comuns na nossa dieta, o risco de sofrer de colesterol alto é muito elevado, apesar de que visivelmente não tenhamos engordado.


O excesso de colesterol se acumula em nosso organismo, depositando-se nas artérias, a ponto de dificultar a passagem do sangue. Ou seja, um excesso de colesterol supõe um alto risco para a nossa saúde, já que provocará problemas de circulação, aterosclerose, acidente vascular cerebral, trombose ou derrame, entre outras patologias.

Como sempre dizemos, a prevenção é fundamental para desfrutar de um bom estado de saúde. Manter um estilo de vida saudável não vai custar muito e, em vez disso, evitará o sofrimento de doenças no futuro. Não devemos esperar até que ocorram os primeiros efeitos, mas devemos nos cuidar diariamente para evitar tais danos. Para fazer isso, é preciso evitar os três principais fatores de risco: colesterol alto, hipertensão e tabaco.

Embora algumas pessoas tenham uma predisposição genética para o colesterol alto, a alimentação é fundamental para controlar o colesterol conhecido como ruim, que é o que vai obstruindo as paredes das artérias. Deve-se substituir uma dieta rica em gorduras saturadas e os açúcares adicionados pelos alimentos muito mais saudáveis​​. Vejamos quais são os nossos principais aliados para manter o colesterol sob controle:

Frutas
Verduras
Legumes
Peixes azuis
Frutos secos. Menção especial para as nozes já que são muito ricas em ômega 3
Leite desnatado
Beber muita água
Azeite de oliva

Você consume alguns desses alimentos?

fonte:http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/como-reduzir-o-colesterol-ruim-2631317
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Propriedades do Gengibre para a diabetes


De acordo com um estudo recente, o gengibre seria maravilhoso para ajudar a combater a diabetes. Por esta mesma razão, não deixe de ler este artigo para saber mais sobre o que pode ser o seu próximo grande aliado para lidar melhor com este problema crônico.

A diabetes é uma doença que afeta a cada ano mais pessoas. Embora as causas sejam muitas, é relacionada a um estilo de vida sedentário e com a obesidade, embora também existam fatores genéticos que determinam a possibilidade de sofrer com esta condição.

O interessante é que, embora não tenha cura, porque é crônica, sempre é possível tratá-la. Neste caso, cada vez são mais inclusive os aliados naturais que são adicionados no momento de lutar contra este mal. Tal é o caso do gengibre.

Um estudo recente da revista “Terapias Complementares em Medicina” estuda e recomenda o gengibre como uma alternativa de fácil acesso, econômica e natural para os medicamentos tradicionais contra a diabetes tipo 2, que geralmente acarretam alguns efeitos colaterais.

Este estudo foi baseado em outro publicado na “Revista Internacional de Ciências da Alimentação e Nutrição”, que explicou que 1.600 mg de gengibre administrados em um período de 12 semanas melhoraram significativamente a saúde dos pacientes com diabetes tipo 2.

O gengibre em pó em suplementos mostrou efeitos sobre a resistência à insulina, além de modificar o índice glicêmico, regularizando o açúcar no sangue de pacientes doentes.

Pessoas Com Diabetes E Depressão Correm Mais Risco De Sofrerem Infarto
09-07-2011 - as pessoas com depressão ou diabetes têm maior risco de ter um ataque cardíaco.mas um novo estudo afirma que a combinação de ambas as doenças, aumenta ainda mais o risco.“o certo seria dar mais importância a cardiologia, saúde mental e atenção prima...

Os profissionais concluíram que um tratamento que consiste em consumir diariamente 3 gramas de gengibre em cápsulas, durante oito semanas resulta na redução de açúcar no sangue. O gingerol, o responsável pelas propriedades digestivas do gengibre são também os responsáveis ​​pelas melhorias na diabetes tipo 2, contribuindo para melhora na secreção de insulina.

Se você sofre de diabetes tipo 2 e quer tentar com o gengibre lembre-se de verificar com o seu médico, ele te aconselhará sobre como alterar a sua medicação e como combinar o gengibre com outros remédios.

Embora não seja comprovado que o gengibre em infusão ou alimentos tenha os mesmos efeitos que as cápsulas, é sempre bom adicionar gengibre à sua dieta. Conheça como fazê-lo e acompanhá-lo com uma receita ótima para diabetes:

Molho antioxidante de gengibre e iogurte:

Ingredientes:
½ xícara de iogurte natural.
1 colher de chá de adoçante em pó.
1 colher de chá de sal.
3 colheres de sopa de suco de limão.
1 colher de sopa de gengibre ralado.
50 gr. coentro ou salsa picada.
½ colher de chá de cominho em pó.

Preparação:
Misture o iogurte com o adoçante e o sal. Adicione o suco de limão. Misture. Adicione os ingredientes restantes.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/propriedades-do-gengibre-para-as-diabetes-2731322
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.