Dormir é tão necessário quanto comer e respirar para sobreviver. E o que depois do almoço parece a tarefa mais fácil do mundo, de noite pode encontrar alguns obstáculos. Para você que tem esse problema e não consegue dormir logo que encosta a cabeça no travesseiro, aqui vão algumas dicas preciosas de como pegar no sono!
1. Faça exercícios mentais
Um dos sintomas mais comuns de quem não consegue dormir é ficar rolando na cama de uma lado para o outro e pensando porque raios são 3 da manhã e eu continuo aqui acordado. Mas, ao invés de deixar seu cérebro ir para todos os tipos estranhos de lugares, você pode se concentrar e fazer alguns exercícios mentais.
Algo como matemática mental – você pode contar a sequência de Fibonacci, contar de 100 a zero ou, uma técnica mais arcaica, contar carneirinhos. O sono não só bate, como leva você em um instante.
Para ter um sono melhor, basta mentir para si mesmo
2. Tente técnicas de relaxamento
Algumas vezes, quando a gente fica com uma inquietação muito grande, aquela ansiedade chata, é possível que a atividade de fazer contas de cabeça não ajude muito. Então é hora de tentar algumas técnicas de relaxamento. A Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tem algumas sugestões para compartilhar:
1. Deite de costas;
2. Relaxe o seu corpo lentamente;
3. Inspire ar pelo nariz enchendo lentamente;
4. Então segure o ar por 1 ou 2 segundos;
5. E depois solte o ar lentamente;
6. Espere alguns segundos e repita o ciclo;
7. Se você perceber que está com um pouco de tontura, diminua o ritmo;
8. Você também pode se imaginar em uma situação calma e tranquila, como uma praia paradisíaca e tranquila;
9. Você pode continuar a respirar nesse ritmo pelo tempo que quiser até pegar no sono.
Se não funcionar, você pode tentar uma outra técnica: comprimir os dedos do pé. Apenas enrole os dedos do pé, segure-os por alguns segundos e então solte.
3. Esquente os pés
Se você já tentou tudo isso e nada funcionou, o melhor talvez seja levantar da cama e colocar algumas meias. Parece loucura, mas tem uma explicação bastante convincente.
Quando você está prestes a dormir, seu corpo redireciona o fluxo sanguíneo para suas mãos e pés. E quando essas extremidades estão quentes, o fluxo sanguíneo aumenta e fica mais fácil adormecer. Então, qualquer coisa que você faça para aquecer suas mãos e pés podem ajudar a pegar no sono um pouco mais fácil.
4. Leia alguma coisa chata
Pode ser um livro que você não goste, mas o melhor nessa situação é apelar para bula de remédio, manual de geladeira, instruções de uso de algum equipamento e por aí vai. Pense em todas as coisas que você nunca teve vontade de ler. Elas serão muito úteis agora. Digo “apelar” porque se você não escolher a leitura com cuidado, pode acabar se interessando e aí é que não vai pegar no sono mesmo.
5. Não desista!
A menos que você consiga dormir de pé, ficar andando pela casa só vai servir para deixar você acordado por mais tempo. Então, faça o que fizer, não saia da cama. Afinal de contas, se você entendeu 100% deste texto até agora é porque você é brasileiro, e não desiste nunca. [LifeHack, LifeHacker]
Boa sorte!
fonte:http://hypescience.com/como-pegar-no-sono/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário