As doenças cardiovasculares são responsáveis por 300 mil mortes no Brasil e cerca de 17 milhões de mortes no mundo, segundo dados do Ministério da Saúde. A alteração no nível de colesterol é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto e derrame.
Para se ter uma noção, estima-se que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se as taxas de colesterol estivessem controladas. Por isso, nós vamos te ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e mostrar quais são os alimentos capazes de combater esse mal.
Para ficar mais claro, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em todas as células do nosso corpo e circula pelo sangue por meio do LDL (colesterol 'ruim') e do HDL (colesterol 'bom'). O aumento do nível de LDL pode causar entupimento das artérias e provocar enfarto ou derrame. Por isso é importante ficar atento.
Geralmente, essa doença está associada a pessoas obesas e com muita gordura abdominal, mas o fato é que quem é magro, mas é sedentário ou se alimenta mal não está livre do problema.
Por isso, cuidar da alimentação e praticar exercícios regularmente pode ajudar muito. "A prática de atividade física aumenta o HDL, a fração boa do colesterol, que retira o ruim das artérias", explica a nutricionista Eliane Romantini.
Mas além da prática regular de atividade física, investir em uma alimentação equilibrada também ajuda a controlar os níveis do "colesterol ruim" e estimular a taxa de colesterol "bom". Confira abaixo quais são os dez alimentos que prometem combater o LDL.
Conheça os dez alimentos que combatem o mau colesterol e protegem a saúde do coração
1- Carnes magras grelhadas ou assadas: prefira sempre as opções de carnes que não são fritas e que não tenham gordura aparente.
2- Carnes brancas e peixes: substitua, sempre que possível, as carnes vermelhas por carnes brancas e peixes.
3- Leites e iogurtes desnatados: dê preferência às versões desnatadas de leites e iogurtes no lugar das integrais.
4- Frutas: consuma muitas frutas, porque são ricas em fibras, que atrapalham a absorção de colesterol no intestino.
5- Vegetais, verduras e legumes: assim como as frutas, também são ricas em fibras, que atrapalham a absorção de colesterol no intestino.
6- Cereais, aveia, arroz e pães integrais: prefira as versões integrais dos alimentos, porque contêm fibras, que atrapalham a absorção do colesterol no intestino.
7- Suco de uva e vinho tinto: os derivados da uva aumentam o HDL, colesterol bom, portanto, consuma bastante suco de uva e, no máximo, uma taça de vinho tinto por dia.
8- Azeite e óleos vegetais: eles são capazes de reduzir as taxas de colesterol ruim.
9- Castanhas, nozes e soja: também reduzem as taxas de colesterol ruim.
10- Queijo branco: os queijos amarelos são muito gordurosos, portanto substitua-os pelas opções mais magras, como queijos brancos.
Valores de referência dos níveis de colesterol
Vamos agora observar os valores aceitáveis de colesterol no sangue considerando-se a idade de cada pessoa.
Colesterol bom (HDL)
O valor ideal do colesterol bom (HDL) no sangue deve ser igual ou superior a 60 mg/dl.O colesterol bom (HDL) é considerado baixo quando é menor que 40 mg/dl para homens e menor que 50 mg/dl para mulheres.
Colesterol ruim (LDL)
O valor ideal do colesterol ruim (LDL) no sangue deve ser menor que 100 mg/dl;
Valores entre 160 a 189 mg/dl já é considerado alto e valores iguais ou superiores a 190 mg/dl já é considerado muito alto.
Colesterol total
200 mg/dl (até 29 anos);
225 mg/dl (dos 30 aos 39 anos);
245 mg/dl (dos 40 aos 49 anos);
265 mg/dl (acima de 50 anos).
Valores iguais ou superiores a estes são classificados como colesterol alto.
Atenção: Exclua do cardápio margarinas duras, bolachas recheadas, creme de leite e chantily. Também é de suma importância fazer exame de colesterol uma vez ao ano á partir dos 25 anos.
Faz-se necessário enfatizar que essa tabela de referência é passível de erro e que cada pessoa precisa conversar com seu médico para juntos definirem o "colesterol ideal" Dessa forma você protege ainda mais a saúde do seu coração. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.
fonte: http://www.guiadanutricao.com/2013/04/alimentos-dieta-ldl-colesterol-coracao.html
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário