MEXICO – Um açúcar do agave pode ajudar na perda de peso e na luta contra o diabetes, é o que afirma um estudo mexicano recente. O agave é uma planta semelhante ao cacto que cresce no México e era utilizado pelos Maias e os Astecas.
É a origem da célebre bebida nacional, a tequila. Note que nesta bebida, o açúcar que possui o efeito medicinal é transformado em álcool, por isso é inútil beber tequila para emagrecer ou combater o diabetes.
Os agavinos são os açúcares naturais do agave com longas cadeias de frutose da família dos frutanos. Estes açúcares não são absorvidos pelo organismo, assim eles não podem aumentar a taxa de açúcar no sangue.
Essas substâncias atuam como adoçantes e limitam a absorção de açúcar no sangue (glicemia), como afirma os pesquisadores mexicanos do Centro de Investigação e de Estudos Avançados, Biotecnologia e Bioquímica Irapuato de Guanajuato, no México.
O estudo foi realizado em ratos. Os pesquisadores observaram que os níveis de glicose diminuem e que eles perderam peso depois de consumir esses açúcares.
Os agavinos também aumentam o nível do peptídeo GLP-1 (glucagon like peptide-1), que promove a produção de insulina e, portanto ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Os agavinos pertencem à família das fibras alimentares e também contribuem na redução do apetite.
O agave poderia ser um dia ser usado como adoçante para pessoas que estão acima do peso e com diabetes tipo 2. O agave também tem a vantagem de apresentar um baixo índice glicémico.
Um aspecto negativo, no entanto, é o fato dos agavinos não serem açúcares tão importantes como a sacarose, frutose ou glicose.
O estudo foi publicado em março de 2014, no periódico American Chemical Society (ACS).
Por Xavier Gruffat, farmacêutico. Em 24 de março de 2014.
fonte:http://www.criasaude.com.br/noticias/agave-contra-diabetes-e-sobrepeso-00029.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário