As cólicas menstruais podem passar despercebidas por algumas mulheres, enquanto que para outras podem ser um verdadeiro pesadelo que causa muitas dores e precisa de tratamento médico para que sejam aliviadas. Mas além dos tratamentos com medicamentos existem alguns exercícios que podem ser de grande ajuda no momento de aliviar este tipo de dor, como os que trazemos no artigo de hoje.
A dor no abdômen é, sem dúvida, o maior inconveniente do início da menstruação. Enquanto algumas mulheres quase não notam, outras chegam inclusive a precisar de tratamento médico para aliviá-la; tudo depende de cada organismo. Um dos métodos naturais mais eficazes para aliviar este desconforto é o exercício para evitar cólicas menstruais, tal e como indica a ACSM (American College of Sport Medicine).
E é que a atividade física ajuda o corpo a livrar beta-endorfinas, substâncias relacionadas com o bom estado de ânimo, relaxamento muscular e alívio da dor. Tudo isto leva a um efeito hormonal que diminui a inflamação na região pélvica. Além disso, o movimento melhora a circulação sanguínea, o que também afeta a eliminação da dor. Por estas razões, enumeramos dez exercícios indicados para este caso.
Exercícios indicados para evitar as cólicas menstruais
1. Caminhar. É um dos mais simples e eficazes, ao mesmo tempo. Caminhando rapidamente conseguiremos regular a circulação sanguínea nesta área, já que com isso realizamos um leve balanço pélvico. Além disso, conseguiremos nos distrair e parar de pensar na dor.
2. Adotar a postura da cobra. Trata-se de uma postura de Yoga, disciplina altamente recomendada para aliviar cólicas menstruais. Realiza-se apoiando as mãos no chão, com os cotovelos segurando o torso. Inalamos enquanto esticamos os braços, levantando o peito do chão e sustentando a cabeça para trás enquanto olhamos para o teto. Em seguida, elevamos o peito tanto quanto pudermos, e retornamos à posição inicial, enquanto exalamos lentamente.
3. Bicicleta. Com o pedalar da bicicleta favorecemos a circulação das coxas, do abdômen inferior e da parte inferior das costas, onde também se costuma sofrer desconforto durante o período menstrual. Também, é um exercício cardiovascular altamente recomendado.
4. Dança do Ventre. OS especialistas aconselham qualquer tipo de dança para fortalecer os músculos do abdômen, mas a dança do ventre é a mais adequada nesta ocasião. Seus movimentos, com foco nesta área, têm a função de relaxar os músculos da mesma, por isso é um bom exercício para evitar cólicas menstruais.
5. Levantamento de pernas. Deitamos de costas com os braços em cruz e elevamos ligeiramente as pernas. Depois, mantenha-as no ar, movimentando-as lentamente de um lado para o outro, e gentilmente voltamos a nossa posição inicial.
6. Nadar. Tal como acontece com qualquer atividade física, nadando liberamos endorfinas, o que eleva o nosso estado de ânimo e ajuda a aliviar a dor. Também, nos obriga a mover o abdômen e fortalecê-lo, assim como relaxar os músculos que estão tensos.
7. Movimentos de pélvis. Em pé, separamos as pernas até alcançar à largura dos quadris. Então, sem dobrar os joelhos, realizamos movimentos lentos com a pélvis, levando-a de um lado para outro e parando por alguns segundos quando alcançamos o ponto máximo lateral.
8. Posição do gato e da vaca. Trata-se de outro exercício de Yoga que imita as posturas de um gato e uma vaca. Apoiamos as mãos e os joelhos no chão, arqueando as costas lentamente em direção ao teto e direcionando a cabeça para o chão. Em seguida, realizamos o mesmo movimento, mas em sentido inverso; ou seja, aproximando à pélvis do chão e arqueando a coluna para baixo, olhando por sua vez para o teto.
9. Apoiar as pernas na parede. Ficamos deitados de costas, com as costas retas e levantamos as pernas para apoiá-las juntas na parede. As mantemos assim por alguns segundos e repita o exercício dez ou quinze vezes.
10. Balasana. É outra postura de Yoga, também chamada de postura da criança. É particularmente eficaz para dor nas costas, muito comum durante a menstruação. Com os joelhos no chão, afastados na largura dos quadris, nos inclinamos para frente para tocar o chão com a testa, estendendo os braços para trás. Nesta posição, respiramos profundamente de 5 a 10 vezes, e lentamente voltamos à posição inicial.
fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário