sexta-feira, 28 de junho de 2013

Diabetes mata uma pessoa por hora em SP

A cada hora uma pessoa morre vítima de complicações da diabetes no Estado de São Paulo, é o que revela um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado nesta quinta-feira, 27. Segundo o balaço, 9.562 pessoas morreram em decorrência da doença em 2012. A diabetes também foi responsável por mais de 21 mil internações no Estado no ano passado. Esses números podem ser ainda maiores, já que os dados consideram apenas o Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2010, a doença matou mais de 470 mil pessoas em todo o País. Ainda segundo a pasta, a taxa de mortalidade da diabetes é de aproximadamente 28 para cada 100 mil habitantes.

A diabetes é causada pela falta ou falha na produção de insulina pelo pâncreas, o que provoca aumento dos níveis de açúcar e glicose no sangue (hiperglicemia). O levantamento da Secretaria alerta para o fato de que muitas pessoas levam quase cinco anos para descobrir que possuem a doença. Entre os principais sintomas estão o cansaço, a perda de líquido, a má circulação sanguínea e o aumento de fome e sede. Idade, histórico familiar, estresse e sedentarismos são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Se não controlada, a diabetes pode causar, entre outras complicações, perda de visão e alterações vasculares que podem levar à amputação de membros. Quem tem a doença, também tem maior risco de sofrer ataque cardíacos e derrames.
Além do uso de medicamentos, o controle da diabetes está diretamente relacionado à prática de atividade física e alimentação balanceada.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/diabetes-mata-pessoa-hora-sp-151900129.html
Por Gabriela Vieira | Estadão Conteúdo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Colágeno hidrolisado: veja motivos para inserir na sua rotina

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

Você sabia que existe uma substância capaz de deixar a pele viçosa, os cabelos mais sedosos e as curvas em dia? De acordo com a nutricionista Malu Bastos, do programa “Minha Vida, Meu Ritmo”, “o colágeno auxilia na manutenção da estrutura dos fios de cabelo e unhas, elasticidade da pele e ajuda na perda de peso”.

No programa, o cardápio de todos os participantes com mais de 30 anos contém a suplementação. A seguir, a nutricionista explica por que você deve inserir o colágeno hidrolisado na sua rotina:

Dez vezes mais potente do que a carne
A melhor fonte de colágeno é a carne bovina, mas o suplemento em pó, que deve ser dissolvido na água, é a melhor forma de obter quantidades relevantes da substância a ponto de obter resultados visíveis. O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação. Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas.

Ajuda a emagrecer
O colágeno hidrolisado é um pó constituído basicamente por proteína, vitaminas e minerais. É livre de gorduras e não tem adição de açúcares e o valor calórico por porção é muito baixo. O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir.

Faz bem à saúde
O colágeno é o principal componente proteico dos ossos, tendões, cartilagens e pele. Além de manter a beleza e o corpo em dia, o consumo regular de colágeno hidrolisado auxilia na manutenção destas estruturas.

Repõe a perda natural da substância
A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais. Além do processo natural de envelhecimento, os fatores que podem aumentar as perdas de colágeno são: excesso de exposição solar sem proteção, consumo excessivo de cafeína, hipotireoidiosmo, dietas de valor calórico excessivamente baixo, fumo e estresse.

fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Colageno-hidrolisado--veja-motivos-para-inserir-na-sua-rotina.shtml
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Simpatectomia: Cirurgia para Hiperidrose

A simpatectomia é uma cirurgia e uma das possibilidades de se lutar contra os problemas causados pelo excesso de suor da hiperidrose, uma doença que atinge a 1% da população mundial, mas que pode causar diversos problemas e constrangimentos que acabam levando a fugas de relações sociais.

Sendo um procedimento cirúrgico de pequeno porte feito por um cirurgião torácico, ela visa interromper as fibras nervosas simpáticas que estimulam as glândulas de suor.

Feito por meio de operação toracoscópica, ela é iniciada sob anestesia geral, por meio de dois ou quatro pequenos orifícios de em média 1cm feitos próximos as axilas e o peito (1 em cada um), por onde são introduzidas uma câmera e o material de trabalho.
Dessa forma são cortados os nervos responsáveis por emitir a informação de produção de suor, a cadeia simpática, neutralizando seletivamente a porção que interessa.
Logo após a cirurgia já é possível observar os resultados, que podem ser bem notórios. As extremidades superiores, tanto as duas mãos como as axilas, em 95% dos casos, encontram-se secas assim que o paciente recupera-se da anestesia.

Em relação à hiperidrose plantar e facial a porcentagem de melhoria total decai um pouco, porém ainda se estabelece acima da metade dos casos, alcançando 70%.
Como efeito colateral o excesso de suor pode ser transferido para outros locais, geralmente pés ou costas (parte superior ou inferior). Porém, sendo locais menos participantes de encontros sociais, a melhora na qualidade de vida da pessoa pode ser muito grande, acabando com embaraços e preocupações, que acabam atingindo o psicológico do paciente.
Após a cirurgia, a melhora do paciente tende a ser bem rápida. Em geral, nos primeiros dois dias pode se ter um pouco de dor, sendo que o período de recuperação total leva de uma a duas semanas. Os resultados geralmente são permanentes.
É importante ressalta que é imprescindível a identificação da doença por um médico e o acompanhamento pré, durante e pós-cirúrgico.

fonte:http://www.corposaun.com/simpactetomia-cirurgia-para-hiperidrose/21249/
Por Raphael
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Escolha o melhor cereal matinal para você

Eles dão energia, vitaminas e ajudam a compor o café da manhã ideal

Sendo o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ele deve contar com quantidade suficiente de nutrientes para que você tenha disposição durante a realização das atividades diárias. Uma boa pedida para conseguir essa energia logo cedo é investir em cereais matinais. Na medida certa, eles são ricos em fibras, carboidratos, proteínas e uma porção de vitaminas. Saiba escolher o melhor para você com as dicas das nutricionistas Gabriela Marcelino, da empresa Congelados da Sônia, e Priscilla Baracat, da clínica Inti Estética, Nutrição e Bem-Estar.


Atenção ao açúcar e sódio
Embora os cereais mais adocicados sejam mais agradáveis ao paladar, a grande quantidade de açúcar pode ser uma vilã para quem busca controlar o peso. "Quanto mais açúcar, maior a quantidade de calorias do cereal", diz Priscilla Baracat. Cuidado, inclusive, com as opões com chocolates, pois também são ricas em açúcar.

"O ideal é que o cereal não seja açucarado, para que a pessoa possa adoçar de acordo com o gosto dela", aconselha Gabriela Marcelino. Mas, se você não abre mão dessa opção, a nutricionista lembra que existem cereais com açúcar mascavo. Mesmo sendo calórico, esse tipo não passa pelo processo de refinação e, por isso, agrega mais nutrientes que o refinado.

Já em relação ao sódio, fique atento à indicação no rótulo, principalmente se você apresentar hipertensão. Os cereais matinais costumam ocupar a lista dos alimentos campeões dessa substância, mas há opções e macas que não apresentam exageros na quantidade.

Valor calórico não é tudo
Quem está atento à balança deve, sim, se preocupar com a quantidade de calorias. No entanto, nem sempre isso deve ser tomado como decisivo na hora de escolher o melhor cereal matinal. "É interessante que a pessoa pense no equilíbrio de nutrientes que o cereal oferece. Às vezes, ele é mais calórico por apresentar sementes oleaginosas, ricas vitaminas lipossolúveis, como as do complexo A, D, E e K", afirma Gabriela.

Ajuste o cereal ao seu estilo de vida
Leve em consideração os seus hábitos cotidianos e até mesmo alguma doença que você possa apresentar. "Alguém que malha, por exemplo, pode buscar um cereal que forneça mais energia, já quem tem diabetes deve observar os teores de açúcar e a quantidade de frutas secas, enquanto pessoas com problemas de intestino devem optar pelos ricos em fibras", aconselha Priscilla Baracat.

Varie o tipo de cereal e ganhe pontos em nutrientes
Diversificar nos tipos de cereais dá a chance de variar os nutrientes que você ingere. Compre pacotes pequenos de cereais ou monte um em casa! É simples fazer o próprio mix matinal: segundo a nutricionista Gabriela, basta ir a um local que os venda a granel e escolher os grãos que comporão o seu. Para maior saciedade, ela aconselha optar por oleaginosas, como castanhas do Pará e de caju, além de grãos de soja desidratados.

Priorize os ricos em fibras
As fibras dão saciedade e ajudam no trânsito intestinal. Segundo Gabriela, a quantidade diária ideal desse elemento é de 25 a 30g. "Quanto mais ingredientes integrais o cereal apresentar, mais complexos serão os carboidratos e, assim, maior a quantidade de fibras. Os cereais que passam por processos de refinamento, como os flocos de milho e arroz, perdem boa parte de suas propriedades", ensina Priscilla. Mas não se esqueça de ingerir bastante líquido ao longo do dia, senão o efeito das fibras em excesso pode ser inverso - causar prisão de ventre.

Aposte em cereais fontes de nutrientes
Além das fibras, é possível encontrar cereais fontes de proteínas, vitaminas A, D, E e do complexo B e K, ferro, cálcio, potássio, zinco, magnésio, selênio, além dos fitoquímicos como ácidos fenólicos e flavonoides, estes dois últimos importantes na luta contra o envelhecimento das células. Geralmente, essas substâncias estão presentes em maiores quantidades em cereais que possuem oleaginosas e frutas secas.

Livres de glúten
Pessoas com intolerância ao glúten não precisam abrir mão dos cereais. Na hora de comprar, fique atento aos dizeres "contém glúten" ou "não contém glúten". Geralmente, lembra a nutricionista Gabriela, aqueles que não contêm glúten são os cereais com flocos de milho, quinoa ou amaranto.

Cuidado com o acompanhamento
Após escolher bem o seu cereal matinal, não peque na hora do acompanhamento! "Não adianta escolher um com baixas calorias e consumir com leite integral, que é calórico e gorduroso. Dê preferência aos desnatados, assim como os iogurtes", alerta Priscilla Baracat. A nutricionista aconselha que, caso você queira adoçar o cereal, fuja do açúcar e opte por mel ou alguma fruta.

fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13845-escolha-o-melhor-cereal-matinal-para-voce
Por Ana Paula de Araújo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Como estimular o ouvido do bebê

Seu filhote será capaz de ouvir algum barulho por volta de 21 semanas de sua gravidez. A audição do seu bebê está totalmente maduro no final do seu primeiro mês, mas para realmente apreciar tudo o que está ouvindo vai demorar mais algum tempo.

Desde o início, o bebê vai prestar uma atenção especial às vozes e ser surpreendido por ruídos altos ou inesperados, mas com a idade de três meses, quando ouvir sua voz, você pode olhar diretamente nos olhos, e responder com um gorgolejo, embora ele rapidamente possa perder a concentração, pois não costuma assistir por muito tempo a menos que você estimule.

Alguns bebês tendem a ser mais sensíveis do que outras, uma vez que eles podem ter uma reação mais forte – assustar ou chorar- quando expostos à ruídos altos, mas logo se acalma.
O bebê ouve sons do mundo à sua volta e aprender a se comunicar. Você pode estimular a audição do seu bebê das seguintes formas:

Fale com o seu bebê sempre que estiver perto dele, se estiver com a TV ou rádio ligados, desligue-os para que ele se concentre em sua voz;

Preste atenção quando o bebê fizer um ruído ou som, se ocorrer dele falar, será gratificante para ambos;

Ligue o rádio ou coloque um cd de bebês, pois eles amam a música e os ajuda a relaxar, assim ele vai se familiarizar mais rápido com os sons;

A causa mais comum de perda auditiva em recém-nascidos, é uma infecção de ouvido ou otite, ou até mesmo um resfriado, causa pela qual se acumula um líquido na porção do ouvido médio. Se a infecção de ouvido não vai embora, você tem que ir ao pediatra.

A perda de audição do bebê também pode ser causada por:
Exposição prolongada a elevados decibéis de sons;
Sérias complicações durante o parto;
Lesão cerebral;
História familiar de problemas auditivos;
A exposição a infecções grave durante a gravidez como rubéola;
Prematuridade ou baixo peso ao nascer
Escores de Apgar baixo (exame feito no bebê em até cinco minutos após o nascimento).

fonte: http://www.saudedicas.com.br/saude-infantil/como-estimular-o-ouvido-do-bebe-1111509
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Novo exame não invasivo de pré-natal para detectar anomalias no feto

Você sabia que existe uma nova técnica capaz de diagnosticar alterações cromossômicas sofrido pelo feto dentro do útero, sem nenhum risco para o bebê ou a mãe? O novo teste não invasivo Nace Plus fornecerá o ajuda você precisa, você quer saber os benefícios?

Até agora, um dos testes mais utilizados no pré-natal durante o primeiro trimestre da gravidez, para detectar anomalias fetais é amniocentese, que envolve a remoção de uma pequena amostra de fluido amniótico que cobre o feto no útero.

Mais especificamente, as mulheres nas quais na triagem dos primeiros três meses aparenta qualquer possível alteração no feto são objeto suspeito propensas à aplicar esse teste de pré-natal. Através dessa triagem é realizado um estudo detalhado de três fatores fundamentais, tais como a idade da mulher, a medição da nuca no do bebê visualizada no ultrassom e análise hormonal. Para a idade materna é importante porque os especialistas e estudos realizados mostram que mulheres após os 35 anos, estão propensas a ter bebês com anormalidades em seus cromossomos.

Através de técnicas invasivas como a amniocentese é possível detectar doenças como a síndrome de Down, distrofia muscular, defeitos do tubo neural ou fibrose cística. Esta técnica tem um risco de aborto entre 0-5% e detecta apenas 20% do total de casos de pequenos problemas cromossômicos.
Por outro lado, um outro teste invasivo é atualmente empregada na biópsia de vilo corial, geralmente realizado entre 10 e 12 semanas de gestação. Esta técnica é aplicada em casos em que há doenças genéticas ou que tem elevada probabilidade de que o feto possa ter síndrome de Down. A biópsia é a remoção de uma amostra do tecido de revestimento do placenta através da vagina com o auxílio de ultrassom. Neste caso, o risco de aborto é de 1 a 2% maior do que no teste anterior.

No entanto, descobriu-se uma maneira de evitar o estresse e tensão que se acumulam dentro de nós até que os resultados de tais testes saiam e em última análise, para evitar os riscos que estas técnicas possam trazer para o nosso bebê.
O pré-natal não invasivo com o teste Nace Plus de Iviomics é um exemplo. Foi lançado para precisamente combater esses tratamentos críticos que as mães passam e sofrem tanto.
O teste acima não representa um risco para o bebê e você pode fazer a partir de 10 semanas, consulte o seu ginecologista. Para realizar o teste é suficiente apenas remover 7-10ml de sangue materno para análise e os resultados estarão disponíveis em cerca de 10 dias.

O teste é indicado para mão com gravidez de alto risco com chances de ser afetada por anormalidades cromossômicas, uma vez passado o rastreamento de primeiro trimestre, anormalidades suspeitas sobre ultrassom ou casos de gravidezes com síndrome de Down anteriores. O teste pode ser realizado por qualquer mulher, independentemente da idade, etnia ou tenha sido exposto a fertilização in vitro ou doação de óvulos.
A nova técnica Iviomics, é uma verdadeira revolução e uma alternativa saudável a considerar.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/noticias/novo-exame-nao-invasivo-de-pre-natal-para-detectar-anomalias-no-feto
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alimentação nutritiva para pessoas com câncer

O aparecimento do câncer é um processo de passos múltiplos que inclui fome e progressão tumoral.
O câncer em si provoca efeitos adversos significativos sobre o estado nutricional, mas o impacto psicológico da doença e os vários tratamentos dificultam ainda mais. É muito importante para estimular o sistema imunológico a ingestão de nutrientes específicos.
Existem Recomendações Dietéticas Para A Prevenção Do Câncer?
Existem estudos que avaliam o efeito da dieta na etiologia do câncer, embora haja evidências conflitantes que uma dieta variada, que são cheias de produtos vegetais não refinados e que apresentam um conteúdo limitado em alimentos de origem animal, melhoram o padrão alimentar no que diz respeito a prevenção do câncer.

Qual o efeito que o tumor?
A presença de um tumor maligno causado pode causar extração de nutrientes do hospedeiro (corpo). As alterações metabólicas que ocorrem nos hidratos de carbono levam a um elevado consumo de glicose, uma redução na síntese de proteínas, e alterações funcionais no metabolismo dos lipídios.

A existência de um tumor pode induzir perturbações no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, o que, por sua vez, juntamente com outros fatores, podem conduzir a um aumento das necessidades de energia.

Será que pode ocorrer a desnutrição em pacientes com câncer?
Devido à presença da anorexia ou perda de apetite, perturbações da digestão, má absorção e dificuldades mecânicas mastigação e deglutição, existe uma incapacidade para manter um bom estado nutricional em pacientes com câncer. É um problema muito comum e geralmente leva a desnutrição energético-proteica.
Este defeito nutricional influencia negativamente sobre o câncer em especial sobre a sobrevida do paciente uma vez que a existência de desnutrição com câncer é um sinal de mau prognóstico. Isto não é desejável nestes pacientes uma vez que têm de lidar com a doença e, muitas vezes tem de ser submetido a tratamentos agressivos.

O que é a caquexia do câncer?
É um estado de profunda exaustão e desnutrição. É definida como uma doença caracterizada por anorexia, astenia e fadiga, perda de peso e perda progressiva dos tecidos do corpo, e a incapacidade para manter mecanismos metabólicos normais. Tumores alteram a função respiratória e digestiva e muitas vezes podem induzir este caquexia.

Quais são os tratamentos para câncer?
Eles usam a cirurgia, radioterapia e quimioterapia, isoladamente ou associada.
Um estado de desnutrição muitas vezes dificulta o tratamento do câncer forçando o médico, por exemplo, a administrar baixas doses de medicação ao paciente ou sessões de radioterapia mais curta.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/alimentacao-nutritiva-para-pessoas-com-cancer-2713507
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.