Seu filhote será capaz de ouvir algum barulho por volta de 21 semanas de sua gravidez. A audição do seu bebê está totalmente maduro no final do seu primeiro mês, mas para realmente apreciar tudo o que está ouvindo vai demorar mais algum tempo.
Desde o início, o bebê vai prestar uma atenção especial às vozes e ser surpreendido por ruídos altos ou inesperados, mas com a idade de três meses, quando ouvir sua voz, você pode olhar diretamente nos olhos, e responder com um gorgolejo, embora ele rapidamente possa perder a concentração, pois não costuma assistir por muito tempo a menos que você estimule.
Alguns bebês tendem a ser mais sensíveis do que outras, uma vez que eles podem ter uma reação mais forte – assustar ou chorar- quando expostos à ruídos altos, mas logo se acalma.
O bebê ouve sons do mundo à sua volta e aprender a se comunicar. Você pode estimular a audição do seu bebê das seguintes formas:
Fale com o seu bebê sempre que estiver perto dele, se estiver com a TV ou rádio ligados, desligue-os para que ele se concentre em sua voz;
Preste atenção quando o bebê fizer um ruído ou som, se ocorrer dele falar, será gratificante para ambos;
Ligue o rádio ou coloque um cd de bebês, pois eles amam a música e os ajuda a relaxar, assim ele vai se familiarizar mais rápido com os sons;
A causa mais comum de perda auditiva em recém-nascidos, é uma infecção de ouvido ou otite, ou até mesmo um resfriado, causa pela qual se acumula um líquido na porção do ouvido médio. Se a infecção de ouvido não vai embora, você tem que ir ao pediatra.
A perda de audição do bebê também pode ser causada por:
Exposição prolongada a elevados decibéis de sons;
Sérias complicações durante o parto;
Lesão cerebral;
História familiar de problemas auditivos;
A exposição a infecções grave durante a gravidez como rubéola;
Prematuridade ou baixo peso ao nascer
Escores de Apgar baixo (exame feito no bebê em até cinco minutos após o nascimento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário