Incidência é maior entre negros americanos, principalmente jovens
Por Yasmin Barcellos
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5394
imagem:hypescience.com
Negros americanos, que desenvolveram sintomas de calvície, correm mais risco de desenvolver câncer de próstata. Foi a conclusão da pesquisa realizada pelo Centro de Epidemiologica Clínica e Bioestatísticas da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia. O resultado do estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.
Embora homens com este perfil tenham maior risco de contrair a doença, essa é a primeira vez que a relação entre calvície e câncer de próstata é relacionada. Foram identificados 318 homens com câncer de próstata, entre os participantes que se inscreveram entre 1998 e 2010. Todos eles eram afrodescendentes e tiveram diferentes graus de calvície. Sendo que nenhuma era na testa ou no topo da cabeça. O histórico médico também foi avaliado através de um questionário.
A pesquisa mostrou uma associação entre calvos de qualquer tipo a um aumento de 69% do risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Negros americanos com calvície frontal e sem calvície no topo da cabeça apresentaram mais do que duas vezes chances de diagnóstico da doença em estágio avançado. Principalmente em homens com menos de 60 anos, que tiveram um aumento de seis vezes para o câncer em estágio avançado e quatro vezes para a forma mais agressiva. A conclusão é que o inicio precoce da calvície pode ser um fator de risco também para o início precoce do câncer de próstata entre negros americanos, principalmente os mais jovens.
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5394
imagem:hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário