No diagnóstico de doenças da tireoide podem ser incorporados vários fatores, tais como avaliação clínica, exames de sangue, exames de imagem e biópsia, entre outros exames.
Uma parte importante para detectar e diagnosticar doenças da tireoide é a avaliação clínica realizada por um profissional especializado. Será importante examinar o rosto, apalpar o pescoço e examinar a tireoide com um estetoscópio, verificar os reflexos, a frequência cardíaca e a pressão arterial, assim como o seu peso, temperatura corporal, verificar a qualidade da pele, do cabelo e das unhas.
Como parte do diagnóstico pode ser realizados exames de sangue, como teste de hormônio estimulante da tireóide (TSH), T3 e T4 total, T3 e T4 livre, tireoglobulina, T3 reverso, anticorpos peroxidase da tireoide/anticorpos antitireoidianos peroxidase, anticorpos antitireoidianos microssomais/anticorpos antimicrossomais, anticorpos tireoglobulina/anticorpos antitireoglobulina, anticorpos receptores da tireóide e imunoglobulinas estimulantes da tireóide (ETI).
Para as diferentes condições da tireóide são avaliados os exames de imagem:
Scanner nuclear/captação de iodo radioativo, para detectar a doença de Graves, bócio multinodular tóxico, ou tireoidite.
A tomografia computadorizada, para ajudar a detectar bócio ou nódulos tireoidianos maiores.
Imagens por ressonância magnética para avaliar a forma e o tamanho da tiroide.
Ultra-som da tireoide para avaliar nódulos, massas ou aumento da glândula. A máquina de ultra-som pode determinar se um nódulo é um cisto cheio de líquido ou uma massa de tecido sólido.
- Uma biópsia de agulha, conhecida como aspiração com agulha fina é usada para ajudar a avaliar os nódulos, sendo que, se insere uma agulha fina diretamente no tumor, retirando algumas células e avaliando-as para o diagnóstico de câncer.
75% do câncer pode ser diagnosticado definitivamente por meio desta técnica, através da qual é possível mostrar as células que indicam a tireoidite de Hashimoto.
imagem:alimentacaodicasetendencias.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário