
Pessoas que praticam esportes recreativos ou mesmo atletas profissionais podem apresentar manifestações clínicas durante os exercícios.
Espirros em salva, coriza, prurido e obstrução nasal são sintomas, por exemplo, de quem sofre de rinite. No entanto, as alergias respiratórias quando adequadamente tratadas não impedem a prática de esportes. Pelo contrário, são casos em que as atividades devem ser estimuladas.
Estima-se que 40% das crianças com rinite alérgica apresentem broncoespasmo causado pelo exercício. A obstrução nasal é uma realidade importante. Durante a atividade física é possível que aumente a exposição de substâncias alergizantes, em função da maior quantidade de ar respirado durante os movimentos.
Para evitar a crise, a dica é utilizar sempre a respiração nasal para que o ar chegue condicionado aos pulmões; evitar ambientes muito quentes ou muito frios, poluídos, com odores fortes, mofos; manter o corpo hidratado e usar as roupas adequadas. Os esportes mais recomendáveis para os alérgicos são os aeróbicos.
Equipe Bem Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário