quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dietas devem preservar proporção mínima de nutrientes essenciais

Fórmulas populares de emagrecimento podem prejudicar desempenho diário
Da Redação

Antes de embarcar em uma das tantas dietas que prometem deixar tudo em cima para o verão, é preciso analisar se o cardápio sugerido não irá afetar sua saúde.

Além de diminuir o peso, essa alimentação restritiva deve manter o equilíbrio entre proteínas, encontradas em leguminosas, laticínios e carnes, carboidratos, que vêm de massas, frutas e amidos, e gorduras tiradas de óleos vegetais, como azeite de oliva e óleo de milho.

“A opção ideal deve ser balanceada, com 55% de carboidratos, de 15% a 20% de proteínas e menos de 30% de gordura”, diz Marcio Mancini, endocrinologista do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ao site da revista VOCÊ S/A.

Dietas famosas que desobedecem essa proporção, como o método nutricional Atkins, que libera o consumo de proteínas e gorduras e restringe os carboidratos, podem ter causar sérios danos à saúde.

A falta de carboidrato, um combustível para o corpo, leva ao mau-humor, perda de concentração e de memória e falta de energia para realizar atividades diárias. Já o excesso de gorduras e proteínas pode desencadear problemas no coração, aumento do colesterol e outros.

Por isso, na reta final do ano, em que o trabalho e outras obrigações exigem muito mais de você, procure dobrar a atenção na saúde e não entrar nas pegadinhas dos métodos radicais de emagrecimento.

No site da VOCÊ S/A. você confere os principais deles, o que prometem e quais danos podem causar à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.