Rio - A menos de três meses para a chegada do verão, a procura pelo corpo perfeito lota academias, consultórios médicos e faz a festa de quem vende a ilusão de métodos milagrosos. Entretanto, mais importante que a magreza temporária é a mudança nos hábitos alimentares. O tema é proposto pelo Programa Forma Leve de emagrecimento, que existe há sete anos, numa iniciativa da psicóloga Yara Daros, que trabalha a reeducação alimentar através da transformação da relação do indivíduo com os alimentos.
“Estar em forma não deve ser uma preocupação que se limite ao verão, mas a todas as estações do ano. Trata-se de um estilo de vida”, explica a psicóloga. Como a maioria das pessoas busca de forma obsessiva perder peso com dietas restritivas, que não têm efeitos a médio nem a longo prazo, os quilos perdidos serão certamente recuperados. “O corpo precisa de nutrientes diariamente e esse engorda e emagrece se torna um círculo vicioso nada benéfico para a saúde”, adverte a psicóloga.
O método Forma Leve se baseia em reuniões semanais de grupo, que discutem os assuntos referentes às compulsões alimentares. Assim, além das dietas, preparadas por nutricionistas, o sobrepeso é tratado com terapia. “As pessoas precisam cuidar da estrutura emocional e deixar de substituir as frustrações ou traumas por comida. Depois do psicológico tratado, fica mais fácil perder peso e aproveitar todos os verões”, aconselha Yara Daros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário