TPM
Fonte:Equipe Bem Star |
A síndrome pré-menstrual (ou tensão pré-menstrual), que afeta milhões de mulheres em idade reprodutiva, é caracterizada por um complexo de sintomas físicos, cognitivos e emocionais que ocorrem durante a fase lútea do ciclo menstrual e diminuem rapidamente com o inicio da menstruação.
Evidências científicas têm mostrado que tais sintomas podem ser amenizados com uma dieta contendo alguns alimentos que ajudam a evitar estes agravantes. O objetivo do tratamento para a síndrome pré-menstrual é melhorar ou eliminar os sintomas, reduzir seu impacto nas atividades diárias e relacionamentos e minimizar os efeitos adversos do tratamento.
Os principais alimentos relacionados com a prevenção dos sintomas da TPM são: o carboidrato, pois a ingestão do mesmo aumenta a biodisponibilidade de triptofano, hormônio precursor da serotonina, associado à sensação de bem-estar.
Vitamina B6, que também atua como co-fator na formação de serotonina. E ainda, arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, além de vitamina E, são boas fontes que podem aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária.
Muitos outros alimentos podem contribuir, como cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião. Além de leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.
Uma alimentação balanceada e rica nos nutrientes citados acima é a base para melhorar estes desagradáveis sintomas e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Por Fernanda Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário