Bulimia
Chamadas de doenças do mundo moderno a bulimia e anorexia crescem a cada ano. A moda dita e escancara a era do magro, apresentando modelos muitas vezes raquíticas e as peças de roupa da moda só ficam bem em quem tem esse biótipo físico.
A busca sem limites para fazer parte desse padrão de beleza perfeito pode se transformar em duas doenças: a anorexia e a bulimia nervosa. Apesar de características diferentes, é comum haver confusão entre as duas.
A bulimia nervosa é diagnosticada quando o paciente come compulsivamente, se arrepende e induz ao vômito forçadamente, faz uso de laxantes, diuréticos e outros artifícios para eliminar o que ingeriu para não engordar.
A anorexia se apresenta quando o doente não come praticamente nada, emagrece consideravelmente e tem receio de engordar. A anorexia nervosa traz grande risco à saúde do portador, em casos extremos pode levar a óbito.
Quem sofre com essas condições pode ter na medicina esportiva um grande benefício, pois consegue auxiliá-las no tratamento com obtenção de um corpo saudável através de programas específicos de exercícios e acompanhamento nutricional. Esse resultado é conseguido de forma mais eficaz em ambiente seguro e controlado com profissionais ligados à área da saúde, altamente especializados.
O programa de exercícios deve ser feito de forma personalizada, atender e respeitar os objetivos individuais que serão obtidos de forma segura com equipamentos, volume, carga e intensidade apropriadas.
Por Fernanda Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário