Por Lais
Segundo o Instituto Nacional do Câncer(Inca), neste ano o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer. O mais encontrado em ambos os sexos é o de pele do tipo não-melanoma, sendo cerca de 53 mil novos casos em homens e 60 mil em mulheres. Entre os homens, os outros cânceres mais comuns são: próstata (52 mil), pulmão (18 mil), estômago (14 mil) e cólon e reto (13 mil). Entre as mulheres, o câncer de mama ainda é o maior vilão (49 mil novos casos), depois vem o colo do útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil).
Os cânceres de próstata, mama, sistema nervoso central e rim serão discutidos durante o Oncoville Meeting, que acontece nos dias 1º e 2 de setembro, em Curitiba. Para esclarecer sobre os dois tipos de cânceres que mais atingem homens e mulheres, o presidente do Oncoville Meeting, o radioterapeuta Henrique Balloni, responde algumas questões.
1. Todos os homens acima dos 80 anos terão câncer de próstata? Por quê?
Henrique Balloni: Não. Estima-se que cerca de metade dos homens com idade acima dos 50 anos tenham câncer na próstata. Esse valor sobe para 80% aos 80 anos.
Entretanto, apenas um em cada 26 homens irá morrer desta doença.
2. O câncer de próstata causa esterilidade em homens?
Henrique Balloni: Não existe relação entre câncer de próstata e esterilidade.
3. Um paciente com câncer de próstata pode ter perda da masculinidade?
Henrique Balloni: A masculinidade, ou seja, as qualidades ou características consideradas típicas de um homem, é resultado do hormônio masculino denominado testosterona. Em alguns pacientes com diagnóstico de câncer de próstata há necessidade de bloqueio e ou eliminação da produção de testosterona, já que se trata de um estimulante de crescimento das células cancerígenas da próstata.
4. Homem também pode ter tumores de mama?
Henrique Balloni: Sim. Segundo estatísticas americanas, ocorre em menos de 1% dos casos de câncer de mama.
5. Quanto mais cedo o câncer de próstata aparece, maior será a sua agressividade?
Henrique Balloni: Não necessariamente. A agressividade do câncer de próstata é mensurada por diversos fatores como valor de PSA (antígeno prostático específico), tipo de célula cancerígena e extensão do tumor na próstata. A idade não é considerada fator prognóstico.
6. O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres? Por quê?
Henrique Balloni: O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima dessa faixa etária é bastante frequente.
http://www.corposaun.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário