Pesquisadores descobriram a fonte que desencadeia o crescimento do cabelo.
Foram identificadas células-tronco dentro da camada de gordura da pele que mostravam sinais moleculares que estimulavam o crescimento de pelos em camundongos. Segundo Valerie Horsley, professor assistente de biologia molecular, se estas células de gordura da pele se comunicassem com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, os cabelos cresceriam novamente.
Homens que sofrem com a calvície ainda têm células-tronco no folículo da raiz, mas estas células-tronco perdem a capacidade de dar início a regeneração do cabelo. A equipe de Horsley observou que quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro cabeludo encolhe.
Quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura se expande em um processo chamado adipogênese. Pesquisadores descobriram que um tipo de célula tronco esta envolvido na criação de novas células de gordura, células precursoras adiposas, foram fundamentais para a regeneração do cabelo em camundongos. Eles também descobriram que essas células produzem uma molécula chamada de PDGF (fator de crescimento plaquetário derivado), que são necessários para produzir o crescimento do cabelo.
O laboratório Horsley esta tentando identificar outros sinais produzidos por células adiposas que podem desempenhar um papel na regulamentação do crescimento do cabelo. Eles também querem saber se esses mesmos sinais são necessários para o crescimento do cabelo humano. O estudo foi financiado pelos institutos Nacionais de saúde e do programa de pesquisa em Connecticut Stem Cell.
Qua, 14 de Setembro de 2011 12:56
Da redação de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário