Nós não somos sempre capazes de agir durante problemas de saúde ou conseqüências de uma doença desconhecida. No caso de epilepsia é essencial uma ação rápida com um bom controle e observando a evolução deste ataque.
Quando alguém sofre uma convulsão geralmente o ataque ocorre de repente e sem aviso prévio. Nesses casos, o afetado geralmente cai no chão e perde o controle completamente de seu corpo. A pessoa perde a consciência, e pode sofrer convulsões graves que muitas vezes pode assustar as pessoas que estão ao seu redor.
A primeira coisa que se deve é manter a calma e agir com rapidez. Se a pessoa estiver caída em uma área perigosa ou onde possa bater em alguma coisa, deve-se remove-lo e colocá-lo em uma área segura para evitar acidentes com as suas próprias crises.
Ao contrário da crença popular, o paciente não vai morder a língua e sufocar-se, de fato, se colocar algo em sua boca faremos com que ele tenha uma maior dificuldade na respiração. O ideal é colocar a pessoa de lado, em posição fetal, se possível, para que assim possa respirar melhor e sosegarse logo. Não dê água ou qualquer líquido, porque o paciente está inconsciente e incapaz de engolir.
Ponha uma camisa ou qualquer peça de vestuário que você tem na mão sobre a cabeça. Não tente imobilizar o paciente e nunca tente levanta-lo do chão. Somente quando as convulsões acabarem definitivamente é que podemos mover e levantar a pessoa lentamente.
As crises geralmente duram pouco tempo, mas algumas pessoas podem sofrer por alguns minutos assim você deve agir com rapidez e chamar o médico.
Nunca perca a calma e evite que as pessoas leigas que estão por perto tentem tocar o paciente pois isso só vai dificultar e atrapalhar sua respiração .
Nenhum comentário:
Postar um comentário