A medicina sempre ressaltou a importância de ter uma alimentação rica em fibras. Elas são importantes para liberar o trânsito intestinal, regularizando-o. Uma refeição rica em frutas, hortaliças e cereais é o suficiente para o evitar a constipação. Seria mesmo?
Pois estudos alertam que a fibra não é nada sem a parceria da água. Além de não favorecer o intestino, o efeito no auxílio para emagrecer- outro efeito atribuído às fibras- também não é alcançado. Sem receber água, o excesso de fibra causa a prisão de ventre. A fibra precisa de água para funcionar. Quando combinada com o líquido, forma uma espécie de gel no intestino que promove a sensação de saciedade e também a redução do apetite.
Estima-se que a prisão de ventre atinja mais as mulheres do que os homens. No caso das mulheres, o problema é acentuado por causa dos hormônios. Durante a gravidez a dificuldade para ir ao banheiro aumenta mais. Os médicos recomendam a ingestão de frutas (morango, ameixa, abacaxi, damasco), dois pratos de verduras e legumes (espinafre, cenoura, couve e brócolis), cereais como o milho, farelos de trigo e feijão, cerca de 20 gramas de fibra diariamente. Unido a esses alimentos deve-se beber dois litros de água ao longo do dia, sempre em doses separadas.
Equipe Bem Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário