As pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas. A conclusão é de uma pesquisa feita com 12 mil pessoas na Escócia, que indicou que aqueles que não cuidavam bem dos dentes tinham 70% mais riscos de problemas no coração, em comparação com aqueles que faziam bem a higiene dental – como comparação, o índice para quem fuma é de 135%.
Richard Watt, da University College, em Londres, diz que as pessoas com infecções de gengiva também correm mais riscos de desenvolver problemas cardíacos e também de ter diabetes, em razão de inflamações no corpo, incluindo na boca, terem influência no entupimento das artérias.
O pesquisador diz que, apesar de apenas 555 pessoas terem sofrido ataques cardíacos ou problemas coronários no grupo estudado, a influência da escovação foi significativa, mesmo levando em conta fatores como a classe social, o tabagismo e o histórico de doenças cardíacas.
– Obviamente fatores como o fumo e má alimentação são os principais fatores para doenças cardíacas. Mas, mesmo controlando esses hábitos, ainda há uma relação entre uma medida simples como escovar os dentes e a saúde do coração.
No século 19 havia uma teoria de que infecções bucais causavam doenças em todo o corpo. Por causa disso, a prática era arrancar os dentes de todo mundo, diz o pesquisador. Ele diz que a medida era “exagerada”, mas que escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia é uma boa ideia.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário